Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf participa de consultas públicas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru
conteúdo

Notícias

Codevasf participa de consultas públicas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru

publicado: 04/12/2023 18h53, última modificação: 04/12/2023 18h53
Exibir carrossel de imagens Rafael Carvalho/Uema

Codevasf participa de consultas públicas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru (2).jpegA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou de uma série de quatro consultas públicas promovidas pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para apresentação das principais informações sobre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itapecuru, fruto de Convênio entre as duas instituições. Os eventos ocorreram em São Luís e nos municípios maranhenses de Colinas, Caxias e Itapecuru-Mirim, respectivamente inseridos nas regiões hidrogeográficas do Alto, Médio e Baixo Cursos da Bacia do Rio Itapecuru. Os encontros aconteceram na última semana de novembro.

O objetivo das consultas públicas foi expor aos participantes e interessados o conteúdo do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, divulgando dados aos diversos agentes que compõem a bacia (poder público, sociedade civil organizada e usuários), de modo a garantir a participação social na elaboração e efetivação de políticas públicas derivadas do Plano.

Codevasf participa de consultas públicas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru.jpegPara o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz, os encontros são fundamentais, considerando a necessidade de participação popular na construção de instrumentos de planejamento territorial. “Mais do que um diagnóstico da bacia, este Plano traz um conjunto de diretrizes e ações estratégicas, com ordem de prioridades que precisam ser implementadas nos próximos anos para garantir o uso racional dos recursos hídricos e fazer com que tenhamos água com qualidade e quantidade para os múltiplos usos e, sobretudo, garantir a perenidade da bacia do rio Itapecuru”, comenta Paz.

“As consultas públicas são a culminância da apresentação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itapecuru. Trata-se de um instrumento da maior relevância, pois ele se configura num plano diretor que norteia todas as ações que devem ser executadas dentro daquela bacia para promover o desenvolvimento sustentável”, explica a chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf, Wellian Santos.

Imagens: Rafael Carvalho/UEMA