Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Peixamento e caminhada pela histórica Penedo abrem Semana do Meio Ambiente no Baixo São Francisco alagoano
conteúdo

Notícias

Peixamento e caminhada pela histórica Penedo abrem Semana do Meio Ambiente no Baixo São Francisco alagoano

Uma caminhada pelas ruas da histórica Penedo (AL) em defesa do rio São Francisco e da preservação do meio ambiente e um peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que inseriu no rio espécies nativas da bacia hidrográfica, marcaram o primeiro dia da Semana do Meio Ambiente em Penedo. O retorno do surubim, espécie nativa e praticamente extinta da região do Baixo São Francisco, foi um dos destaques da programação, que segue até a próxima sexta-feira (9) com ecogincana, trilha ambiental e apresentações culturais.
publicado: 05/06/2017 17h54, última modificação: 20/06/2018 17h37

Uma caminhada pelas ruas da histórica Penedo (AL) em defesa do rio São Francisco e da preservação do meio ambiente e um peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que inseriu no rio espécies nativas da bacia hidrográfica, marcaram o primeiro dia da Semana do Meio Ambiente em Penedo. O retorno do surubim, espécie nativa e praticamente extinta da região do Baixo São Francisco, foi um dos destaques da programação, que segue até a próxima sexta-feira (9) com ecogincana, trilha ambiental e apresentações culturais.

A caminhada pelas ruas de Penedo abriu as atividades do primeiro dia da Semana do Meio Ambiente. Estudantes, educadores, ambientalistas e representantes de diversas instituições que trabalham com a questão ambiental mobilizaram-se em defesa do rio São Francisco e da proteção do meio ambiente em celebração ao 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Já no Porto das Balsas de Penedo, os participantes da mobilização puderam acompanhar o primeiro peixamento que inseriu a espécie surubim nas águas do Baixo São Francisco. Esse repovoamento somente foi possível a partir do domínio da tecnologia de reprodução artificial da espécie por técnicos da Codevasf que atuam no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba. O pirá, outra espécie desaparecida da região e considerada símbolo da bacia hidrográfica, também foi reintroduzida no rio São Francisco neste peixamento, além da xira, do piau, da matrinxã, do pacamã e do piau.

“Esse é um processo contínuo com a manutenção e ampliação de plantel de reprodutores e desenvolvimento de tecnologia de reprodução e produção de alevinos. O processo seguinte é o peixamento, bastante importante para revitalização e recomposição da ictiofauna do rio São Francisco. Na tentativa de retomar espécies que estavam desaparecidas há muito tempo, começamos a desenvolver a tecnologia de reprodução e produção desses alevinos e fazer o peixamento com essas espécies. É um processo continuo e de longo prazo”, destacou o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, o engenheiro de pesca Paulo Pantoja.

O peixamento teve grande adesão dos participantes da Semana do Meio Ambiente. Uma delas é Kátia Martins, que trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Penedo, uma das instituições que estão promovendo a programação. Para ela, preservar o meio ambiente e proteger o rio São Francisco são responsabilidade de cada cidadão.

“Nós, como Santa Casa, sentimos a responsabilidade de contribuir, porque o rio São Francisco é um patrimônio de todos, nacional e mundial. Então temos que fazer a nossa parte. Essas ações que fazemos hoje serão frutos que iremos colher no futuro.  Esse repovoamento garante a alimentação das famílias. Também é importante a participação dos pescadores para garantir a alimentação da população”, defendeu Kátia Martins.

PenedoO vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), José Maciel Nunes Oliveira, também concorda que a preservação do meio ambiente e do rio São Francisco é tarefa de todos, no dia a dia, especialmente dos jovens.

“Hoje é um dia em que unimos diversos parceiros para trazer a nossa voz em defesa do meio ambiente e do rio São Francisco, cobrando sua revitalização. É importante destacar que cuidar do meio ambiente não é somente responsabilidade dos órgãos públicos, e sim de cada cidadão. É importante que cada um de nós se sinta presente e participando disso. Temos aqui mais de trezentos estudantes participando. Isso é de uma grandeza fundamental, pois eles serão nossos futuros defensores e já estão mostrando isso nesse ato cívico e de democracia participativa”, comemorou José Maciel.

Programação da Semana do Meio Ambiente de Penedo

A Semana do Meio Ambiente de Penedo prossegue nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7) com a realização de trilhas ambientais e de plantio de mudas de espécies nativas na Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, localizada entre os municípios alagoanos de Piaçabuçu, Penedo, Feliz Deserto e Coruripe e conhecida como “Pantanal Alagoano”.

Na quinta-feira (8), a programação segue no auditório do campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na APA da Marituba do Peixe.

Na sexta-feira (9), último dia das atividades, ocorrerá o encerramento da gincana do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). A programação prevê ainda plantio de mudas nativas, apresentação cultural do Grupo Caçuá de Piaçabuçu (AL) e a premiação aos vencedores da Ecogincana. As atividades de encerramento ocorrem às 8h, no Complexo Educacional e Esportivo Governador Moacir Andrade, antigo Ginásio do Sesi em Penedo.

A Semana do Meio Ambiente de Penedo é realizada com a participação de diversas instituições: Codevasf, IMA/AL, Ifal, Ufal, Prefeitura Municipal de Penedo, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Santa Casa de Misericórdia de Penedo, Sindicato dos Servidores Públicos do Poder Executivo Municipal de Penedo (Sindspem), Marinha do Brasil e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157684695706705