Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Parceria da Codevasf com agricultores fortalece produção familiar irrigada na Bahia
conteúdo

Notícias

Parceria da Codevasf com agricultores fortalece produção familiar irrigada na Bahia

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) segue fortalecendo as parcerias com os distritos administrativos nos projetos públicos de irrigação a fim de impulsionar a produção familiar na bacia do rio São Francisco.
publicado: 20/06/2017 14h28, última modificação: 20/06/2018 17h37

Novo equipamento vai facilitar operação e manutenção do projeto Mandacaru, em Juazeiro, onde o cultivo de manga é o carro-chefe

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) segue fortalecendo as parcerias com os distritos administrativos nos projetos públicos de irrigação a fim de impulsionar a produção familiar na bacia do rio São Francisco.

No projeto Mandacaru, em Juazeiro, no Submédio São Francisco baiano, os irrigantes receberam um veículo modelo picape que vai facilitar a operação e manutenção do perímetro, o transporte de materiais e a execução dos trabalhos administrativos dentro e fora dos lotes.

Na entrega do veículo ao distrito de irrigação, entidade responsável pela administração do projeto, o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, ressaltou a importância da parceria. “Nós trabalhamos em conjunto e em sintonia não só com o distrito do Mandacaru, mas também com todos os distritos administrativos dos projetos públicos de irrigação que estão sob nossa gestão. Essa parceria tem gerado bons resultados”, ressaltou.

Misael Neto lembrou que os distritos têm ajudado a Codevasf a executar ações importantes, como a cessão de maquinário pesado para realização de pequenas obras que são muito importantes para os irrigantes.

“Sempre que precisamos, os distritos têm colaborado com a Superintendência Regional da Codevasf e os resultados são muito positivos. Pretendemos continuar com essas parcerias em benefício dos agricultores”, frisou.

Projeto de Irrigação Mandacaru

O projeto público de irrigação Mandacaru fica localizado a 12 km de Juazeiro, na BA-210. Com início de funcionamento na década de 70, o local conta com uma infraestrutura de 25 quilômetros de canais, 30 quilômetros de drenos, 17 quilômetros de estradas vicinais e uma estação de bombeamento.

A área total do projeto é de aproximadamente 934 hectares, sendo que 450 são irrigáveis. O destaque na produção é a manga, com cerca de 176,3 hectares plantados, distribuídos entre as variedades Tommy Atkins (159,8 ha), Palmer (16 ha) e Haden (0,5 ha). Em seguida estão o melão, com aproximadamente 92,10 hectares cultivados, e a cebola, com 66,10 hectares.

Em 2016, os 56 irrigantes do Mandacaru foram responsáveis por uma produção que, segundo estimativas dos próprios produtores, ultrapassou 30 mil toneladas de alimentos, atingindo um Valor Bruto da Produção (VBP) de cerca de R$ 7,6 milhões.

Fotografias: https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157682328910944