Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Ministério da Integração e Codevasf levam novas ações a Minas
conteúdo

Notícias

Ministério da Integração e Codevasf levam novas ações a Minas

Apicultura, acesso a água, piscicultura e fortalecimento da produção agrícola irrigada estiveram na agenda do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e da presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, nesta quarta-feira (5), em Montes Claros, Minas Gerais. O conjunto de ações que integraram a agenda alcança cerca de 530 famílias do Norte Mineiro.
publicado: 05/07/2017 15h38, última modificação: 20/06/2018 17h37

Agenda em Montes Claros incluiu apoio a iniciativas nas áreas de apicultura, acesso a água, piscicultura e produção agrícola irrigada

Apicultura, acesso a água, piscicultura e fortalecimento da produção agrícola irrigada estiveram na agenda do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e da presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, nesta quarta-feira (5), em Montes Claros, Minas Gerais. O conjunto de ações que integraram a agenda alcança cerca de 530 famílias do Norte Mineiro.

Na sede da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, o ministro Helder Barbalho anunciou ações da Rota do Mel em Minas Gerais, que serão executadas em parceria com a Codevasf. Durante o ato, cem famílias dos municípios de Ubaí e Januária foram beneficiadas com itens para a prática de apicultura – atividade que já beneficia 1.429 famílias em 50 municípios do semiárido mineiro. O novo investimento na Rota do Mel em Minas é de R$ 115 mil, com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).

Durante o evento na Superintendência da Codevasf houve exposição de itens cuja produção recebe apoio do MI e da Codevasf, relacionados a apicultura e piscicultura e ao beneficiamento de produtos do cerrado – além de trabalhos de corte e costura. “É com muita satisfação que apresentamos algumas ações executadas pela Codevasf com apoio da SDR/MI. São ações pontuais, mas muito Montes Clarosimportantes para geração de renda e desenvolvimento regional”, destacou Kênia Marcelino.

“Não poderíamos também deixar de ressaltar as ações de revitalização da bacia do São Francisco. Neste contexto, é preciso que Minas Gerais ajude a cuidar deste rico manancial para garantir não apenas água para produção agrícola, mas também para o abastecimento humano”, disse a presidente da Codevasf.

Integrou a agenda do ministro e de Kênia Marcelino em Montes Claros a formalização do compromisso de que sejam concluídas até junho de 2019 ações ambientais que visam à proteção de sub-bacias hidrográficas na bacia do rio São Francisco em Minas Gerais.

Até lá, de acordo com o compromisso, as ações resultarão em 450 nascentes protegidas, 643 quilômetros de matas ciliares e matas de topo também protegidas, 40,4 mil bacias de captação de enxurrada construídas, 2,2 mil quilômetros de terraços implantados e 284 quilômetros de acessos vicinais adequados para fins ambientais. As ações são executadas em parceria com o Governo do Estado de Minas por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG).

No ocasião foi formalizada ainda a entrega definitiva, ao município de Várzea da Palma, da estrutura que compõe o sistema de abastecimento de água do Assentamento Correntes, que beneficia cerca de 1.200 pessoas. A implantação do sistema contemplou a perfuração de um poço e a instalação de reservatórios, adutora e rede de distribuição, além de sistema clorador e ligações residenciais. O sistema de abastecimento do Assentamento Correntes é parte de um investimento total de R$ 4,4 milhões, que também beneficiou com abastecimento de água a comunidade Buriti das Mulatas – em conjunto os sistemas levam água a aproximadamente 2.780 pessoas.

Na área de agricultura irrigada, as ações anunciadas são voltadas ao fortalecimento dos produtores do projeto público de irrigação Jaíba – gerido pela Codevasf em área situada entre os municípios de Jaíba, Matias Cardoso eMontes Claros 2017 Verdelândia – com maquinários cuja aquisição foi realizada com recursos da Codevasf e do Orçamento Geral da União destinados à Companhia por emendas parlamentares.

“Quero reafirmar nosso compromisso de parceria para que a Codevasf possa prosseguir na sua agenda de abastecimento de água, que garante produção para os produtores, e no apoio aos irrigantes. Quero valorizar a iniciativa da bancada federal que tem nos ajudado no fortalecimento do orçamento da Codevasf com emendas de bancada e pessoais”, afirmou no evento o ministro Helder Barbalho.

Ao final da solenidade, a presidente da Codevasf acompanhou o ministro Helder Barbalho em reunião com prefeitos da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS).

Participaram da agenda em Montes Claros o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues; os deputados federais Raquel Muniz, Fábio Ramalho, Rodrigo Pacheco, Saraiva Felipe, Júlio Cesar de Carvalho, Marcelo Alvaro, Leonardo Monteiro e Pastor Franklin; o vice-prefeito de Montes Claros, Adauto Marques; o Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Newton Ramlow; os deputados estaduais Gil Pereira e Arlen Santiago; a representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional do MI Aline Fagundes; o gerente de revitalização da Codevasf em Minas Gerais, Alex Demier; o representante da Emater (MG) Carlos Alberto Xavier; representantes do governo do estado; e cerca de 60 prefeitos da região, além de piscicultores, apicultores e produtores rurais e servidores da Codevasf.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157685898728915

Ouça participações do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e da presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, no evento em Montes Claros:
https://soundcloud.com/codevasf/sets/ministerio-da-integracao-e-codevasf-levam-novas-acoes-a-minas-gerais