Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Codevasf destaca uso racional da água para alunos de escola pública em Bom Jesus da Lapa (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf destaca uso racional da água para alunos de escola pública em Bom Jesus da Lapa (BA)

Técnicos da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, realizaram uma apresentação para alunos do Colégio São José para celebrar o Dia Mundial da Água, na quinta-feira (22). O objetivo foi reforçar a necessidade do uso racional da água, ensinar boas práticas que possam ser repassadas pelos estudantes e mostrar as ações da empresa relacionadas ao tema, aproximando a Codevasf da sociedade.
publicado: 23/03/2018 17h04, última modificação: 20/06/2018 17h40

Técnicos da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, realizaram uma apresentação para alunos do Colégio São José para celebrar o Dia Mundial da Água, na quinta-feira (22). O objetivo foi reforçar a necessidade do uso racional da água, ensinar boas práticas que possam ser repassadas pelos estudantes e mostrar as ações da empresa relacionadas ao tema, aproximando a Codevasf da sociedade.

A apresentação, principalmente para alunos das 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental, mas com a participação de estudantes de outras séries, foi iniciada por Thiara Silveira, técnica da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf. Ela mostrou algumas das principais ações da Companhia que contribuem para a preservação da água na região, como a recuperação das nascentes dos rios e os serviços de contenção de processos erosivos, que promovem o aumento da quantidade de água nos rios.

Thiara também ressaltou a importância dos sistemas de esgotamento sanitário construídos pela Codevasf e reforçou a necessidade do uso racional da água, inclusive nos projetos públicos de irrigação implantados pela Companhia.

A técnica da Codevasf apresentou o conceito de água virtual, utilizado para representar a quantidade de água exigida para a produção de produto ou serviço. O consumo de água virtual, indireto, costuma ser maior do que o consumo direto. “Nós temos que ter a consciência de usar racionalmente a água, pensando no ambiente e também nas outras pessoas, pensando inclusive no futuro dos nossos filhos e netos. Vejamos o caso do Nordeste, que concentra cerca de 28% da população do Brasil e conta com apenas cerca de 3% da água do País. É desproporcional. Por isso, devemos cuidar ainda mais”, disse.

Durante a apresentação, Fábio Costa, técnico da Unidade Regional de Empreendimentos Socioambientais da Codevasf, realizou uma experiência para mostrar como são feitos alguns testes para analisar a qualidade da água. A amostra analisada durante a experiência, por exemplo, apresentou 7,5 de pH (potencial hidrogeniônico), ficando entre neutra e alcalina.

Os alunos também se envolveram na dinâmica comandada por Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf. Eles ouviram atentamente uma música infantil voltada para o tema, composta pela técnica da Codevasf Maria da Graça Melo, e tiveram que completar as lacunas da letra da canção presente no material entregue anteriormente.

Na sexta-feira (23) e no sábado (24), o gerente Regional de Revitalização, Édson Marques Júnior, e o técnico da Unidade Regional de Empreendimentos Socioambientais Rafael Trece também realizam outras apresentações relativas ao Dia Mundial da Água em outras escolas de Bom Jesus da Lapa.