Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Ações da Codevasf marcam Dia Mundial do Meio Ambiente em Minas
conteúdo

Notícias

Ações da Codevasf marcam Dia Mundial do Meio Ambiente em Minas

Com peixamentos, doação de mudas de espécies nativas e apresentação de suas ações de preservação do meio ambiente, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba marcará a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente em Minas Gerais. As atividades terão início no dia 3 e se estendem até o dia 6.
publicado: 02/06/2017 16h37, última modificação: 20/06/2018 17h37

Investimentos em saneamento, recuperação de processos erosivos, construções de barraginhas e cercamento de nascentes, somam mais de meio bilhão de reais

Com peixamentos, doação de mudas de espécies nativas e apresentação de suas ações de preservação do meio ambiente, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba marcará a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente em Minas Gerais. As atividades terão início no dia 3 e se estendem até o dia 6.

Na próxima segunda-feira (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, terá início no Centro de Convenções de Pirapora o 1º Seminário Ecológico de Conscientização em Defesa do Rio São Francisco – a programação segue até terça (6). A Codevasf participará do evento com um estande em que apresentará suas ações de revitalização da bacia do São Francisco em Minas Gerais e resultados da produção agrícola dos projetos públicos de irrigação que mantém no estado.

Serão dois dias de palestras e discussões sobre o rio São Francisco, com a elaboração, ao final, de uma carta em defesa desse importante curso d'água para o desenvolvimento socioeconômico do país. No último dia do Seminário, o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, fará uma palestra sobre as ações do governo federal, realizadas por intermédio da Codevasf, voltadas para a revitalização da bacia do rio São Francisco em Minas.

Entre as ações realizadas no estado em anos recentes, que resultaram em investimento de mais de meio bilhão de reais, estão obras de saneamento básico em mais de 50 municípios, recuperação de processos erosivos, construções de barraginhas e cercamento de nascentes.

Programação

No dia 3, a Codevasf distribuirá nas ruas centrais de Montes Claros, mudas de plantas nativas, principalmente frutíferas. Essa ação, realizada em parceria com diversas outras instituições públicas e privadas, terá como ponto de partida a praça Doutor Carlos Versiane – uma das principais e mais antigas da cidade.

No domingo, dia 4, a Codevasf, em parceria com a Prefeitura Municipal de Montes Claros e com outros órgãos ligados às atividades voltadas para a preservação ambiental,  celebrarão antecipadamente o Dia Mundial do Meio Ambiente. No evento, que será realizado no Parque Municipal Milton Prates, a Companhia montará um estande em que apresentará suas ações em favor do meio ambiente, com distribuição de mudas nativas produzidas em seu viveiro na cidade de Jequitaí. Também será promovido peixamento num lago artificial existente no local.

A Codevasf também integrará as celebrações do município de Pirapora alusivas à preservação do rio São Francisco e do meio ambiente. Logo nas primeiras horas deste sábado, dia 3, haverá entre os municípios de Pirapora e Buritizeiro solenidade ecumênica de benção das águas do rio São Francisco. Em seguida haverá caminhada pelas ruas de Pirapora até o centro de convenções da cidade, onde serão realizadas atividades culturais com o São Francisco como tema. Haverá então uma procissão até as margens do São Francisco, onde a Codevasf realizará peixamento com alevinos de espécies nativas da bacia sanfranciscana. As atividades do dia serão encerradas com o concerto “Sinfonia do Velho Chico, da Orquestra Sinfônica de Pirapora, a partir das 20 horas, do alto do vapor Benjamin Guimarães.

Veja fotografias ilustrativas:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157682553578140