Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Revitalização do perímetro de irrigação Gorutuba (MG)
conteúdo

Notícias

Revitalização do perímetro de irrigação Gorutuba (MG)

A Codevasf assinou um contrato de mais de R$ 348 mil para execução de serviços de desassoreamento e limpeza de 26.862 metros da rede de drenagem do perímetro de irrigação Gorutuba, localizado no município de Nova Porteirinha (MG)
publicado: 04/01/2008 14h41, última modificação: 01/11/2022 14h13


A Codevasf assinou um contrato de mais de R$ 348 mil para execução de serviços de desassoreamento e limpeza de 26.862 metros da rede de drenagem do perímetro de irrigação Gorutuba, localizado no município de Nova Porteirinha (MG).

A previsão é que as obras sejam concluídas em oito meses. Segundo o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Anderson Chaves, essas ações irão garantir melhores condições de uso agrícola das terras. “No período chuvoso a drenagem do solo fica altamente comprometida, inclusive com a interrupção do tráfego nas estradas marginais, afetando o escoamento da produção agrícola do perímetro”, afirma. Além dos serviços de remoção da vegetação aquática e sedimentos sólidos acumulados no leito do dreno, será promovida a limpeza das bordas e a retificação da seção geométrica original.

Essas obras, segundo o superintendente, permitirão a continuidade das ações da Companhia dentro do Programa de Transferência de Gestão do perímetro. Somados aos  35 mil metros já recuperados em 2006, a assinatura desse contrato  permitirá que nos próximos meses o perímetro de irrigação do Gorutuba tenha mais de 50% da rede de drenos em perfeitas condições de uso. Esse trabalho, segundo técnicos da Empresa, deve solucionar um dos mais graves problemas daquela área de produção agrícola.