conteúdo

Esgotamento sanitário

por Codevasf publicado 25/08/2023 15h08, última modificação 25/08/2023 15h52

As ações de esgotamento sanitário estão relacionadas à saúde dos rios, além de diretamente ligadas ao bem-estar, conforto e segurança de milhares de famílias. No âmbito do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas, as obras da Codevasf beneficiam populações que vivem em áreas carentes de saneamento básico, em municípios que pertencem às bacias hidrográficas inseridas na área de atuação da empresa, com prioridade para as localidades situadas às margens dos rios.

Os sistemas de esgotamento sanitário (SES) implantados pela Companhia englobam coleta, tratamento e  disposição ambientalmente adequada de efluentes sanitários. Por meio de redes coletoras, ligações domiciliares, estações elevatórias de esgoto, linhas de recalque, interceptores, estações de tratamento de esgoto e emissários, os SES devolvem ao meio ambiente uma água de melhor qualidade.

Por meio da eliminação do despejo de esgoto diretamente nos corpos d’água, os SES recuperam e conservam as bacias. Além disso, melhoram as condições sanitárias locais, com a melhoria da qualidade de vida da população e da conservação dos recursos naturais.