Jacaré-Curituba
Descrição:
Implantação do Projeto Jacaré Curituba com área irrigável estimada de 3.105 ha, compreendendo estudos e projetos, aquisição de terras, infraestrutura básica de uso comum e medidas de proteção ambiental. Inclui ainda administração fundiária, organização de produtores, apoio em administração, operação, manutenção, assistência técnica e capacitação de técnicos e agricultores na fase de operação inicial.
Objetivo:
Contribuir para o desenvolvimento da região semiárida através da agricultura irrigada, dentro da sustentabilidade ambiental, incorporando 3.105 ha ao processo produtivo; elevar a produção e a produtividade das safras agrícolas, gerando renda, aumento da oferta de alimentos e propiciando a abertura de empregos diretos e indiretos.
Localização/logística:
O projeto Jacaré-Curituba localiza-se a noroeste do estado de Sergipe, próximo à Usina Hidroelétrica de Xingo, ocupando parcialmente os municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo. O acesso à área do projeto via terrestre é feito através das rodovias BR-235, SE-175 e SE-230, chegando até a cidade de Canindé do São Francisco.
Coordenadas geográficas:
-
Latitude: 9º42' S
-
Longitude: 37º44' W
Justificativa:
Aumentar a produção e a produtividade agrícolas mediante a introdução da irrigação; Aumentar as oportunidades de emprego na região; Promover o desenvolvimento regional;
Indicadores selecionados:
-
População beneficiada: 13.041
-
Área irrigada no ano (ha): 528,47
-
Nº Empregos diretos: 3.105
-
Nº Empregos indiretos:6.210
Características básicas:
-
Fonte hídrica: Rio São Francisco
-
Bacia/sub-bacia: São Francisco
-
Vazão requerida (m3/s): 3,2
-
Vazão atual (m3/s): 0,54
-
Energia elétrica: Sergipe Distribuidora de Energia S/A - Ebergisa
-
Potência Requerida (kVA): 3.500
-
Potência atual instalada (KVA): 5.000
-
Tipos de solos: luvissolos, planossolos, vertissolos e neossolos
-
Principais culturas: abacaxi, abacate, acerola, algodão, manga, melão, banana, limão, milho, tomate, uva.
-
Sistemas de irrigação preconizados: microaspersão e gotejamento
Observações:
O Projeto iniciou em 1997, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, com a interveniência da SEINFRA/SE, através do Convênio nº 021/97-MMA/SRH. Em 29/05/2006, por meio da Portaria nº 430, o MI incumbiu à Codevasf a responsabilidade pela gestão do Projeto .