Canal de Xingó
Descrição:
Estudos e implantação de um projeto social sustentável que consiste em um sistema adutor para abastecimento hídrico humano, industrial, animal e para irrigação de 16.500 ha, atendendo a cinco municípios do oeste sergipano e dois do leste baiano.
Objetivo:
Contribuir para o desenvolvimento da região semiárida através da agricultura irrigada, dentro da sustentabilidade ambiental; elevar a produção e a produtividade das safras agrícolas, gerando renda, aumento da oferta de alimentos e propiciando a abertura de empregos diretos e indiretos.
Localização/logística:
O Canal de Xingó está localizado entre os Estados de Sergipe e Bahia, englobando os municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre de Sergipe, Paulo Afonso e Santa Brígida, na margem direita do rio São Francisco.
Coordenadas geográficas:
-
Latitude: 9º 35' S
-
Longitude: 37º 54' W
Justificativa:
Aumentar a produção e a produtividade agrícolas mediante a introdução da irrigação; Aumentar as oportunidades de emprego na região; Promover o desenvolvimento regional.
Indicadores selecionados:
-
População Beneficiada: 69.300
-
Nº Empregos diretos: 16.500
-
Nº Empregos indiretos: 33.000
Características básicas:
-
Fonte hídrica: Rio São Francisco
-
Bacia/sub-bacia: São Francisco
-
Vazão requerida (m3/s): 33
-
Energia elétrica: A definir.
-
Tipos de solos: neossolo regolitico e argissolos
-
Principais culturas: Em estudo
-
Sistemas de irrigação preconizados: Em estudo.
Observações:
Estudos ambientais em elaboração com previsão de conclusão em 31/12/2011. Projeto se encontra em estudo de viabilização, estando sujeito a alterações acréscimo de informações.