Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócio > Desenvolvimento Territorial > Arranjos Produtivos Locais
conteúdo

Arranjos Produtivos Locais

por Fernando Néto publicado 31/10/2017 18h28, última modificação 13/07/2020 16h41

O programa Arranjo Produtivo Local (APL) tem como objetivo estimular alternativas que viabilizem a sustentabilidade social, econômica, ambiental e cultural das famílias dos pequenos produtores das comunidades rurais na área de atuação da Codevasf.

O APL é caracterizado por possuir um número significativo de empreendimentos no território e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante, que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança, podendo incluir pequenas, médias e grandes empresas.

Reconhecendo a importância dos APLs no desenvolvimento econômico e social do país, a Codevasf tem identificado linhas de ação que visam à exploração das potencialidades e vocações regionais, organização dos processos produtivos e de comercialização, valorização do capital humano e da governança local. A Codevasf entende que esses são fatores importantes para a valorização dos atores locais, responsáveis pelo desenvolvimento endógeno, que possam reverter em melhoria das condições de vida da população, geração de emprego e renda, exploração racional e sustentável dos recursos naturais.

Desde 2004, a Companhia vem atuando no apoio à estruturação de APLs nas atividades de apicultura, aquicultura e pesca, ovinocaprinocultura, bovinocultura, avicultura, horticultura, fruticultura, artesanato e economia criativa (corte e costura, panificação, agroindústria).

As demandas são identificadas localmente pelos próprios produtores e tratadas em fóruns de discussões para a solução de gargalos das atividades produtivas. Esse trabalho e a posterior execução e implementação das ações são realizados atualmente pelas oito Superintendências Regionais localizadas nos estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Maranhão. Brevemente esse trabalho será inserido nas novas áreas que foram agregadas à área de atuação da Codevasf.

A Codevasf apoia as atividades por meio de mobilização, orientação e treinamento aos produtores. A empresa atua no fortalecimento da produção – doação de equipamentos, insumos e animais —, na melhoria da qualidade do produto e na construção de unidades de produção e beneficiamento.Também apoia e incentiva a participação dos produtores em eventos de comercialização, divulgação, intercâmbio e transferência de tecnologias para produtores e técnicos.

Investimentos

Já foram investidos mais de 100 milhões de reais em ações de inclusão produtiva, que promovem o desenvolvimento local, possibilitam a produção de alimentos para o consumo das famílias, aumento da renda e geração de emprego.

Para a implementação dos projetos que concretizam o apoio efetivo aos APLs, a Codevasf conta com recursos orçamentários próprios e, também, com a parceria dos Ministérios do Desenvolvimento Regional, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de outras que se encontram em estudo.

Para execução das ações nos territórios, a Companhia atua diretamente por meio das Superintendências Regionais ou em parceria com instituições públicas e privadas, como governos estaduais, prefeituras, ONGs, empresas de pesquisa e extensão rural, organizações de produtores e fundações.