A estrada vicinal que liga o povoado alagoano Mata Limpa à sede do município de Lagoa da Canoa e à rodovia estadual AL - 115 receberá cerca de R$ 4 milhões em investimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ordem de serviço para início das obras da pavimentação asfáltica de 6,7 quilômetros foi assinada nesta terça-feira (14). A previsão é que a obra seja concluída em 12 meses.
“Mais uma vez o governo federal e a Codevasf participam do desenvolvimento no estado de Alagoas. A empresa cumpre o seu papel institucional incentivando, principalmente, os produtores rurais. Essa obra tem uma importância muito grande, não só para a circulação de pessoas de Lagoa da Canoa, como para o escoamento da produção, haja vista que a região é uma das maiores produtoras de mandioca”, afirmou o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado.
Segundo o superintendente regional da Codevasf Antônio Nélson de Azevedo, os investimentos vão melhorar a estrutura de transportes. “Esses investimentos permitirão o escoamento da produção agrícola e agropecuária e o melhor trânsito da população entre a sede do município e o povoado, proporcionado melhor qualidade de vida e estruturação do desenvolvimento regional de Lagoa da Canoa. Quem ganha é o canoense, que após a conclusão da obra, poderá transitar com maior segurança”, destacou.
A prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Veiga, comemorou os investimentos da Codevasf. “É uma obra sonhada pela comunidade. O povoado de Mata Limpa é o maior povoado que nós temos. Fora ele, a obra contempla vários outros povoados na região. Hoje a gente fica feliz pela população, pelo escoamento da produção. Vai ajudar a desenvolver mais ainda Mata Limpa”, disse.
Lagoa da Canoa é um município localizado na região do semiárido alagoano. A produção agrícola se destaca pelo cultivo de mandioca, fumo, milho e feijão, segundo dados do IBGE. O município possui ainda atividades de bovinocultura e de criação de suínos com destaques na produção agropecuária.
A abertura da solenidade foi realizada no povoado Mata Limpa pela banda de fanfarra Hermeto Pascoal, que leva o nome do músico nascido em Lagoa da Canoa. Também participaram do ato parlamentares, como o senador Benedito de Lira, o vice-prefeito Paulo Aguiar, secretários municipais, além da população de Lagoa da Canoa e de técnicos da Codevasf.
Fotografias:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157687322874672