Document Actions
Ação da Codevasf garante água para agricultores familiares em projetos do semiárido de Sergipe

Ação da Codevasf garante água para agricultores familiares em projetos do semiárido de Sergipe

Três novos sistemas de captação vão ampliar capacidade de bombeamento; série de reuniões discute prioridades dos irrigantes

Os agricultores familiares dos projetos públicos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, implantados e geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no semiárido sergipano, acabam de ter sua segurança hídrica reforçada. A Codevasf adquiriu e entregou três novos sistemas de captação flutuantes que vão ampliar a capacidade de bombeamento de água para os lotes.

A boa notícia foi dada aos produtores durante reunião com representantes do distrito de irrigação de Propriá que visa identificar prioridades de investimentos na execução da emenda impositiva destinada pela bancada federal de Sergipe em favor dos projetos de irrigação do Baixo São Francisco Sergipano.

Juntos, os novos sistemas flutuantes reforçam a capacidade de bombeamento em 4.400 m³ por hora. Com a colheita da safra de arroz atualmente em andamento, os novos equipamentos ficarão à disposição dos irrigantes para ações emergenciais e também para garantir o fornecimento de água aos projetos irrigados caso haja, no futuro, uma nova redução da vazão do rio São Francisco.

“Ante os resultados positivos dos últimos anos, os irrigantes têm se mostrado dispostos a aumentar a área plantada, inclusive foi o que vimos na safra atual. Esses sistemas flutuantes trazem uma segurança maior para que o produtor receba a quantidade adequada de água em seu lote”, destacou o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino.

“A ação da Codevasf atende a uma demanda dos agricultores e evita problemas de continuidade durante a safra”, complementou o gerente regional de Irrigação, Ricardo Martins.

Diálogo com produtores

reunião 4 SRO encontro com os irrigantes do projeto Propriá faz parte de uma série que vai até sexta-feira (10), e coloca também na mesa de diálogo representantes dos distritos de Cotinguiba/Pindoba e Betume.

Durante a reunião, os produtores apontaram as ações que consideram mais importantes dentre aquelas indicadas pelos técnicos da Codevasf em seus estudos e levantamentos de campo. O objetivo é que os irrigantes dos três projetos possam apontar ações que consideram prioritárias, de modo que os investimentos realizados com recursos da emenda parlamentar atendam às demandas indicadas pelos próprios produtores.

O coordenador da Associação de Produtores do Perímetro Propriá, Fábio Santos de Melo, elogiou a iniciativa da Codevasf de convidar os distritos para discutir as ações de reabilitação dos projetos. “Sou a favor de podermos dar opinião e optar por aquilo que é melhor para o distrito. Acho muito importante essa democratização”, declarou Fábio. “A vinda desses recursos é ótima, porque irá dar um suporte maior para o agricultor”, acrescentou.

O superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, afirmou que é importante a participação dos irrigantes nas discussões sobre aplicação de recursos. “A aproximação com os distritos de irrigação é fundamental para que as nossas ações tenham sucesso. Desde o ano passado, estamos empenhados em realizar os levantamentos necessários para iniciarmos as obras e serviços o mais rápido possível”, declarou o superintendente.

A emenda impositiva da bancada federal do estado ao Orçamento Geral da União de 2017 destina R$ 100 milhões para serem aplicados em ações de reabilitação da infraestrutura de uso comum dos projetos de irrigação. Os recursos serão utilizados em ações como a reabilitação de estradas e canais de irrigação, aquisição de sistemas flutuantes, reabilitação da rede de drenagem. No final do ano passado, a Codevasf iniciou a elaboração de estudos e levantamentos de campo que vão futuramente subsidiar os procedimentos licitatórios.

Ouça a entrevista do coordenador da Associação de Produtores do Perímetro Propriá, Fábio Santos de Melo: https://soundcloud.com/codevasf/coordenador-do-distrito-de-irrigacao-de-propria-fabio-santos-fala-sobre-utilizacao-dos-recursos

Fotografia: https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157680039760606/with/32760166446/


atualizado em 09/02/2017 12:30