Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Piscicultores e marisqueiras se reúnem para debater projetos apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí
conteúdo

Notícias

Piscicultores e marisqueiras se reúnem para debater projetos apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí

Começa nesta quarta-feira (18), em Parnaíba (PI), a 5ª edição do Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura Apoiados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Norte do Piauí. O encontro é realizado anualmente pela 7ª Superintendência Regional da Codevasf no Piauí e tem o objetivo de promover a interação entre os projetos apoiados pela Companhia, buscando o enriquecimento de conhecimentos a partir da troca de experiências.
publicado: 18/10/2017 10h10, última modificação: 20/06/2018 17h38

Evento já está na quinta edição e promove a interação entre associações para troca de experiências

Começa nesta quarta-feira (18), em Parnaíba (PI), a 5ª edição do Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura Apoiados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Norte do Piauí. O encontro é realizado anualmente pela 7ª Superintendência Regional da Codevasf no Piauí e tem o objetivo de promover a interação entre os projetos apoiados pela Companhia, buscando o enriquecimento de conhecimentos a partir da troca de experiências.

A abertura do evento será realizada pelo gerente regional de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Companhia, Romualdo Ramos, que representará o superintendente regional no Piauí, Fábio Miranda. Ele vai falar sobre as ações da Codevasf na bacia do rio Parnaíba e sobre o apoio prestado pela empresa aos piscicultores e aquicultores do Norte do Piauí.

“Os bons resultados que as comunidades e associações têm conseguido obter, sejam na área de produção e produtividade, como na comercialização de seus produtos, demonstram para a Codevasf que o nosso trabalho está transformando a vida dessas pessoas”, afirma Romualdo Ramos.

“O seminário vem se tornando, ao longo dos anos, um dos principais eventos voltados para o fortalecimento da aquicultura e pesca na região Norte do Piauí. A expectativa para esse ano é de receber um público acima de 200 participantes formados por diversos membros da cadeia produtiva, tais como: piscicultores, pescadores, marisqueiras, produtores rurais, estudantes, pesquisadores, representantes de órgãos públicos, associações, colônias e diversos consultores de empresas de insumos”, af300 PIirma o chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba, Rafson Varela.

Apoio à pesca e piscicultura familiar

Atualmente, somente no Norte do Piauí, a Codevasf apoia diretamente 236 famílias de pescadores e pescadoras, marisqueiras, catadores de caranguejo e piscicultores familiares, com ações voltadas para a capacitação, gestão produtiva e econômica, comercialização, experimento de campo, entre outras.

A Associação das Marisqueiras e Filetadeiras de Luiz Correia é uma das beneficiadas pela Companhia. A entidade, que atualmente é formada por 50 famílias, já foi atendida com a entrega de equipamentos, materiais e insumos, além de um veículo que está sendo utilizado no transporte dessas produtoras para o local de realização de seus trabalhos. “A Codevasf tem dado um apoio muito bom para nós. Através da empresa, nós estamos fazendo projetos e conseguimos materiais para trabalhar. Tudo que nós temos foi obtido com o apoio da Codevasf. É um apoio essencial para nossa associação”, relata Maria de Fátima Paiva, presidente da associação.

Maria de Fátima será uma das representantes das associações que irão compor a programação do Seminário. Além de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelas produtoras ao longo de 2017, ela e outros representantes de entidades beneficiadas pela Codevasf no estado irão relatar a importância dos trabalhos desenvolvidos na região onde atuam.

Programação

O seminário acontece das 8h às 17h, no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Parnaíba, situado a 340 km de Teresina. Os temas a serem discutidos no evento serão: “Desafios, avanços e consolidação de projetos comunitários de piscicultura”; “Gestão produtiva e econômica de projetos de piscicultura”; “Inovação tecnológica aplicada à piscicultura”; “Apoio à pesca no Litoral do Piauí”; “Projetos produtivos integrados: Piscicultura e agricultura familiar” e “Comercialização de pescado e programas governamentais de compras da agricultura familiar”.

Também participam do encontro, que inclui palestras e mesas redondas, piscicultores, marisqueiras, pescadores e catadores de caranguejo dos municípios de Luzilândia, Murici dos Portelas, Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia, Sigefredo Pacheco, Piracuruca, Matias Olímpio, Caxingó e Joaquim Pires. O evento tem o apoio da UESPI, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Governo do Piauí, por meio da Secretária Estadual do Meio Ambiente (SEMAR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros.
Imagens ilustrativas:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157660897468334/with/31004550260/