Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Codevasf apoia a caprinovinocultura no norte baiano; evento da área é realizado até domingo (14) em Juazeiro
conteúdo

Notícias

Codevasf apoia a caprinovinocultura no norte baiano; evento da área é realizado até domingo (14) em Juazeiro

Segue até domingo (14) a programação da XI Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), evento que conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro, Norte da Bahia. Cerca de 30 mil visitantes deverão marcar presença na edição deste ano do evento, que teve início na terça-feira (9).
publicado: 12/05/2017 17h55, última modificação: 20/06/2018 17h36

Segue até domingo (14) a programação da XI Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), evento que conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro, Norte da Bahia. Cerca de 30 mil visitantes deverão marcar presença na edição deste ano do evento, que teve início na terça-feira (9).

A feira está localizada no estacionamento de um shopping da cidade, em área de aproximadamente 1.000 m², onde foram montadas cerca de 210 baias que reúnem mais de 1.500 animais de diversas raças. O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, esteve na Exposição durante a semana e conversou com criadores sobre o desenvolvimento da atividade na região norte da Bahia.

O evento é realizado pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (Accossf) e pela Prefeitura, com apoio do governo do estado, Embrapa Semiárido, Sebrae, Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos Boer (ABS Boer), Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABC) e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba).

De acordo com a coordenação do evento, a Expovale integrou neste ano outros ramos de atividade. “Implantamos a ideia de uma exposição mais abrangente no que se refere a atividades econômicas da região. Temos aqui presentes vários segmentos importantes da economia, como a agricultura familiar e também novos empreendimentos, promovendo integração com criadores de caprinos e ovinos”, explica Zilton Alves, presidente da Accossf e empregado da Codevasf em Juazeiro.

Estruturação da cadeia produtiva

Além da exposição de diferentes raças de animais e concursos seletivos das melhores espécies, a programação do evento contou com a realização de cursos específicos para os produtores, como de inseminação artificial e transferência de embriões, e com momentos de discussão mercadológica da atividade. A Codevasf é uma das empresas que tem apoiado inciativas como esta, e dentro de seu leque de ações também tem contemplado a estruturação do homem do campo para o desempenho de suas atividades, entre elas a criação de pequenos animais.

Somente em sua área de atuação, que compreende 27 municípios do norte baiano, a 6ª superintendência regional da Codevasf, sediada em Juazeiro, investiu mais de R$ 2,5 milhões em recursos voltados para o aparelhamento agrícola das associações de pequenos agropecuaristas, com o objetivo de aumentar a renda familiar, movimentar a economia regional e manter as famílias em seu local de origem.

Até abril deste ano a Codevasf entregou a mais de 21 associações rurais kits de máquinas agrícolas, duas retroescavadeiras e kits de apicultura. Mais de sete mil empregos diretos e indiretos foram gerados através do uso desses equipamentos. Os kits agrícolas são compostos por trator, arado, sulcador e carretas para transporte ou carretas tanque. Cada conjunto de equipamento custa cerca de R$ 117 mil. Esses recursos são oriundos do Orçamento Geral da União, repassados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. Algumas associações também foram contempladas com máquinas forrageiras.

“Esses equipamentos estão ajudando as famílias de pequenos agropecuaristas a melhorarem sua condição de vida”, afirma o superintendente regional Misael Neto. “Com essas máquinas, a produção de insumos para os rebanhos de pequenos animais estará garantida, melhorando a alimentação das famílias e abrindo mais uma oportunidade de negócio para a geração de renda extra, além da agricultura”, conclui.

Ouça as notícias da Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Fotografias ilustrativas:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157644288963310