Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Ação da Codevasf vai fortalecer cadeia produtiva do peixe no semiárido da Bahia
conteúdo

Notícias

Ação da Codevasf vai fortalecer cadeia produtiva do peixe no semiárido da Bahia

Mais uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai fortalecer a piscicultura familiar e artesanal na região do Médio São Francisco baiano.
publicado: 13/04/2017 13h26, última modificação: 20/06/2018 17h36

Unidade de beneficiamento de pescado será concluída em Barreiras; compromisso foi firmado durante o evento “Páscoa no Parque”

Mais uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai fortalecer a piscicultura familiar e artesanal na região do Médio São Francisco baiano.

Em Barreiras, no povoado de Baraúna, as famílias que se dedicam à atividade vão passar a contar com uma Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP), investimento de aproximadamente R$ 300 mil cujo objetivo é adequar o processamento e facilitar a comercialização do pescado pelos produtores, impactando a economia local.

Por meio de sua 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, a Codevasf firmou com a prefeitura municipal de Barreiras compromisso para dar continuidade aos serviços de adequação e conclusão durante o evento de piscicultura “Páscoa no Parque”, que vai até este domingo (16) no Parque de Exposições do município.

“Barreiras possui 140 hectares de tanques escavados, isso é bastante significativo. Com a unidade de processamento em funcionamento, todos ganharão – criadores, consumidores, enfim, toda a cadeia produtiva do pescado”, celebrou José Marques, secretário municipal de Agricultura.

“A obra será concluída e vamos colocar para funcionar, agregando valor à atividade de produção do pescado não apenas em Barreiras, mas beneficiando também municípios vizinhos”, garante Zito Barbosa, prefeito de Barreiras.

Vila dos Parceiros

PEIXE BA

No evento “Páscoa no Parque”, a Codevasf está representada em uma das quatro vilas montadas, a Vila dos Parceiros, onde estão sendo oferecidas orientações aos produtores de peixe, e também para aqueles que têm interesse em ingressar na atividade.

Outras instituições governamentais também estão representadas no local. Palestras e capacitações técnicas sobre a cadeia produtiva do peixe ocorrem durante todos os dias do evento, que começou na última terça (11).

Na Vila do Peixe estão sendo comercializados peixes como tilápia, tambaqui, surubim e curimatã, produzidos por piscicultores de diversos estados brasileiros, incluindo os produtores do Distrito de Irrigação São Desidério/Barreiras Sul, projeto público irrigado gerido pela Codevasf na região. No local, também são vendidos temperos, verduras e legumes para compor o cardápio da Semana Santa.

O evento conta ainda com a Vila dos Sabores, uma praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes especializadas em peixes e frutos do mar. O evento “Páscoa no Parque” é realizado pela prefeitura de Barreiras com o objetivo de facilitar a comercialização de peixes na Semana Santa pelos piscicultores familiares.

“A Codevasf é parceira neste evento e tem buscado fortalecer o potencial empreendedor com o apoio à produção do pescado, à irrigação – através da fruticultura e da hidroponia –, disponibilizando seus técnicos e prestando serviços à comunidade em geral de modo a possibilitar, cada vez mais, o desenvolvimento local”, destaca Walkyria Feitosa, técnica da Codevasf no Escritório de Barreiras, unidade vinculada à 2ª Superintendência Regional da Companhia.


Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157642964343403

Ouça as notícias da Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf