Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócios > Segurança Hídrica > Infraestrutura Hídrica > Canais e Adutoras > Canais > Canal do Sertão Pernambucano (PE)
conteúdo

Canal do Sertão Pernambucano (PE)

por Codevasf publicado 25/08/2023 14h59, última modificação 25/08/2023 15h27

O Canal do Sertão Pernambucano levará água do rio São Francisco, para usos múltiplos, ao oeste do estado de Pernambuco e deverá beneficiar uma população de 138,6 mil pessoas, além de gerar 33 mil empregos diretos e 66 mil empregos indiretos.

As ações da Codevasf no âmbito do Canal do Sertão Pernambucano compreendem a realização de estudos e projetos, aquisição de terras, implantação de infraestrutura básica de uso comum e medidas de proteção ambiental. Também estão incluídas a administração fundiária, organização de produtores, apoio em administração, operação, manutenção, assistência técnica e capacitação de técnicos e agricultores na fase de operação inicial.

Os objetivos do projeto são contribuir para o desenvolvimento da região semiárida do por meio da agricultura irrigada, dentro da sustentabilidade ambiental, incorporando 33 mil hectares ao processo produtivo; e elevar a produção e a produtividade das safras agrícolas, gerando renda, aumento da oferta de alimentos e propiciando a abertura de empregos diretos e indiretos.

O projeto do Canal do Sertão Pernambucano está localizado no Submédio São Francisco, na margem esquerda do Rio São Francisco, e abrange áreas dos municípios de Casa Nova, na Bahia, e Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Santa Cruz, Ouricuri, Trindade, Araripina, Ipubi, Bodocó, Granito, Exu, Parnamirim, Moreilândia, Cedro e Serrita, em Pernambuco.