Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócio > Revitalização
conteúdo

Revitalização de bacias hidrográficas

O longo período de ocupação urbana desordenada e atividades agropecuárias e minerais sem os devidos cuidados com a conservação da água, do solo e dos recursos florestais tem ocasionado importante degradação ambiental, com consequente queda na produtividade e, principalmente, na qualidade e quantidade dos recursos hídricos disponíveis.

Preocupada com essa situação, a Codevasf possui entre suas atribuições estabelecer as diretrizes para os projetos e as ações a serem implantados pela empresa que visem revitalizar as bacias hidrográficas de sua área de atuação, bem como participar de sua gestão. Essa ação é parte do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Governo Federal. Revitalizar é definido como: reviver, revigorar, dar vida a.

Entre os principais objetivos da revitalização de bacias hidrográficas podem ser citados: promover a melhoria da qualidade da água e das condições socioeconômicas e ambientais; aumentar a quantidade da água e o seu uso de forma sustentável; e reduzir os processos erosivos que causam perda de solo e assoreamento dos rios. Para tanto, proteger, preservar e conservar os recursos hídricos são os princípios fundamentais para a recuperação hidroambiental das bacias hidrográficas. O desafio é tornar essa gestão uma realidade.

Cabe à Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf coordenar as ações de articulação e integração com os demais órgãos públicos, privados e sociedade civil organizada, envolvidos com a revitalização e com o arranjo territorial das bacias hidrográficas; desenvolver projetos e ações de apoio aos arranjos e atividades produtivas; e ainda fazer a gestão dos resultados alcançados.

A Área de Revitalização vem realizando intenso trabalho para ampliação das ações ambientais e formação de banco de dados georreferenciado que possibilite identificar as áreas prioritárias para recuperação hidroambiental. O Plano Nascente, elaborado pelo corpo técnico da Codevasf, é parte deste trabalho com foco na proteção de nascentes e controle de processos erosivos, e se propõe como uma política de preservação da quantidade e qualidade das águas, com resultados de médio e longo prazo, fundamentais para garantir a manutenção da produção agropecuária e dos sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água.

Já foram elaborados e estão disponíveis para download quatro planos nascentes: São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim: