Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócio > Irrigação > Projetos Públicos de Irrigação > Boletim Informativo dos Projetos da Codevasf (BIP) > 22º Boletim Informativo > Ações de apoio à produção nos projetos de irrigação da 4ª Superintendência Regional
conteúdo

Ações de apoio à produção nos projetos de irrigação da 4ª Superintendência Regional

por Valeria Rosa Lopes publicado 25/05/2020 10h41, última modificação 25/05/2020 10h41

A descontinuidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) ocorrida nos últimos anos nos projetos de irrigação devido aos sucessivos cortes no orçamento do Governo Federal, tem feito com que as organizações de produtores e a Codevasf, encontrem alternativas com o objetivo de auxiliar os produtores irrigantes.
Dentro desse princípio, a Unidade Regional de Apoio à Produção da 4ª Superintendência Regional (4ªGRI/UAP), tem promovido ações em parceria com a Embrapa e a Adarse visando a capacitação dos produtores rurais e também a conscientização sobre a importância do uso racional de defensivos.

bip 22 solo_capacitacao.png

FIGURA 1: Capacitação no Projeto Cotinguiba/Pindoba.  Figura 2: Coleta de amostras de solo.                           

De acordo com a Chefe da Unidade, Patrícia Maia, “Estas capacitações são uma soma de esforços para poder minimizar os impactos da ausência de ATER. Nas minhas visitas de campo, principalmente ao Projeto Irrigado de Cotinguiba-Pindoba, observei que existia uma carência de informação de boas práticas, que o produtor poderia adotar essas boas práticas e muitas vezes por falta de orientação não fazia.’’

Em 2019 foram realizadas capacitações sobre o manejo de adubação para a cultura do coqueiro anão, uso e aplicação do "Sistema Fertonline", adubação da cultura do milho, manejo de pragas e doenças para cultura do coco anão, compostagem, tríplice lavagem de embalagens vazias de agrotóxicos, modo correto de devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, cuidados com o uso de agrotóxicos, e também foi realizada campanha de recolhimento de embalagens vazias no campo.
Além disso foram coletadas amostras de solo de alguns produtores rurais visando a avaliação da qualidade nutricional do solo e recomendação de correção e adubação, de acordo com as culturas implantadas.
bip 22_oficina_embalagem.png

FIGURA 3: Oficina de controle de pragas do coco.           FIGURA 4: Recolhimento de embalagem de agrotóxico.

As ações conjuntas têm se voltado para as reais necessidades dos produtores do projeto e, embora não tenha conseguido atingir todas as necessidades, tem mostrado bons resultados para os irrigantes.

As ações continuarão sendo desenvolvidas em 2020 e de acordo com a Eng. Agrônoma Patrícia Maia “O modelo de capacitações em forma de parcerias com outras instituições é primordial para repassar mais conhecimento para o agricultor. A meta da 4ªGRI/UAP com a implementação de capacitações é gerar impactos positivos na vida dos agricultores. Assim, com o advento das capacitações esperamos que o agricultor seja tecnicamente mais preparado quanto ao manejo das plantações, podendo obter um incremento significativo em sua renda.’’

bip 22_folders.png

FIGURA 5: Peças de divulgação das ações promovidas pela 4ª GRI/UAP.