Document Actions
Sistema de abastecimento de água garante dessedentação animal em comunidades de Buritirama (BA)

Sistema de abastecimento de água garante dessedentação animal em comunidades de Buritirama (BA)

Um sistema de abastecimento simplificado de água, por meio de poço tubular, construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai garantir o acesso a água para a dessedentação animal em cinco comunidades rurais no município de Buritirama, no Médio São Francisco baiano. O investimento foi de aproximadamente R$ 250 mil de recursos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

No total, cerca de 380 famílias vivem nas comunidades beneficiadas: Pernada, Altamira/Bela Vista, Baixão de Santa Cruz, Brejo do Mucambo e Campina Dourada. As distâncias dessas localidades para a sede do município variam entre 20 e 70 quilômetros.

“A captação de água do sistema se dá pela sucção de bomba imersa em um poço. É uma ação de grande importância social, pois podemos perceber uma melhoria na qualidade de vida dessas famílias, que muitas vezes só tinham acesso a água para saciar a sede dos animais a cada 15 dias”, afirma Alan Fabiano Silva, técnico da Codevasf e fiscal da obra.

Os termos de entrega do sistema de abastecimento de água foram assinados neste mês na 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA), e garantem a transferência ao município de Buritirama, em caráter definitivo, de toda infraestrutura, execução, fiscalização, operação e manutenção do sistema.

atualizado em 23/04/2018 15:18