Document Actions
Codevasf lança 80 mil alevinos em açudes no município de Itabi (SE)

Codevasf lança 80 mil alevinos em açudes no município de Itabi (SE)

Foram usados cerca de 80 mil alevinos de tambaqui. A iniciativa beneficiou 150 produtores familiares do município.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou mais um peixamento em Sergipe, desta vez no município de Itabi. Nesta ação de repovoamento de açudes públicos e comunitários, sem ligação com o leito do rio São Francisco, foram usados aproximadamente 80 mil alevinos de tambaqui. A agenda teve a participação do superintendente regional da Codevasf César Mandarino e do prefeito de Itabi, Manoel Oliveira Silva, além de diversas autoridades e da comunidade.

A iniciativa beneficiou 150 produtores familiares do município. A ação foi realizada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis. Em 2017, a Codevasf já lançou cerca de 2,6 milhões de alevinos em ações de repovoamento da bacia do São Francisco e em doações para produtores familiares em Sergipe, contemplando 12 municípios.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino, afirmou que a empresa tem se empenhado para repovoar lagoas e açudes na região, favorecendo pequenos produtores. “Essa é uma ação que tem sido recorrente e estamos atuando forte na produção de alevinos para atender aos pedidos das prefeituras e associações”, declarou. No próximo dia 21, a Codevasf deve realizar outro peixamento, desta vez no município de Gracho Cardoso.

“É muito bonito ver esse açude cheio e ver a preocupação da Codevasf em trazer esses peixes para o nosso município. É uma ação muito importante”, disse o produtor rural José Francisco dos Santos.

Durante o peixamento, o prefeito Manoel Oliveira Silva agradeceu a iniciativa. “Ficamos felizes em receber essa ação e agradecemos o apoio dado ao município de Itabi”, afirmou.

Participaram do peixamento, promovido na última sexta-feira (7), deputado federal André Moura; deputado estadual Jefferson Andrade; prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças da região. Estiveram presentes ainda o chefe de Gabinete Regional da Codevasf, Luciano Martins; o chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial, Thompson Ribeiro; o chefe da Unidade Regional de Serviços Auxiliares, Sérgio Góis; o chefe do Escritório de Apoio de Apoio Técnico de Propriá, Newton Humberto, o engenheiro de pesca Alexandre Delgado, entre outros técnicos da empresa.

Desde 2013, a Codevasf investiu cerca de R$ 66 mil em ações de inclusão produtiva no município de Itabi. Esse valor foi aplicado na aquisição e distribuição de 180 colmeias, materiais de produção de apicultura, três equipamentos para processamento de mel e 10 máquinas forrageiras, contemplando produtores familiares do município. Nesse período a Codevasf também ofertou capacitações em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) nas áreas de apicultura, bovinocultura e produção de queijos.

FOTOS:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157682905944642

atualizado em 10/07/2017 14:06