Document Actions
Codevasf inaugura sistema simplificado de abastecimento de água em Matões do Norte (MA)

Codevasf inaugura sistema simplificado de abastecimento de água  em Matões do Norte (MA)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inaugurou mais um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) para amenizar o problema de escassez de água em comunidades rurais do Maranhão. Desta vez, cerca de 30 famílias do Povoado Lagoa, no município de Matões do Norte, foram beneficiadas com a instalação de um poço tubular, casa de bomba, reservatório e ligações domiciliares.

Segundo Maria de Lourdes Pereira, moradora da comunidade, o poço representa a realização de um sonho antigo. “Agora acabou nosso sofrimento, porque antes todo mundo tinha que buscar água muito longe daqui”, conta.

Antônio Martins também celebra a chegada da água na torneira de casa. “Facilita demais a nossa vida. A água é de qualidade e não temos mais que caminhar para pegar. Era um sacrifício muito grande. A gente só tem a agradecer”, comemora.

No início deste ano, a 8ª MatoesSuperintendência Regional da Codevasf, sediada em São Luís, autorizou o início das obras de outros SSAA em quatro povoados localizados nos municípios de Amarante do Maranhão, Senador La Roque, Barra do Corda e São Domingos do Maranhão.

Além das famílias do Povoado Lagoa, os sistemas simplificados de abastecimento de água implantados pela Codevasf estão beneficiando cerca de 2,7 mil famílias maranhenses, com 54 SSAA já finalizados. Eles estão localizados em diversos povoados nos municípios de Água Doce, Bom Jesus das Selvas, Codó, Colinas, Fortuna, Governador Archer, Igarapé do Meio, Lago da Pedra, São João do Sóter, Timon, Santa Filomena do Maranhão, São Mateus, Vitória do Mearim e Zé Doca. Aproximadamente R$ 8,5 milhões foram investidos na ação.

Fotografias:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157665456686878



atualizado em 06/02/2018 09:34