Document Actions
1ª Feira Regional do Mel em Januária (MG) reunirá apicultores e especialistas do setor

1ª Feira Regional do Mel em Januária (MG) reunirá apicultores e especialistas do setor
“A apicultura pode ser considerada como um dos melhores e mais relevantes investimentos de caráter social e gerador de renda no município de Januária, onde o índice de desemprego na zona rural é muito grande”. Com essa afirmação, a presidente da Associação Rural Apícola de Januária (Arajan), Luciana Patrícia Américo, explica o que impulsionou a realização da 1ª Feira Regional do Mel, que ocorrerá em Januária (MG), nesta sexta-feira (25).

A dirigente da Arajan disse, ainda, que para tomar a decisão de realizar esse evento, fez uma pesquisa, não só entre os apicultores januarenses, mas também e, principalmente, com várias pessoas da cidade, notadamente do comércio varejista local, quando foi detectada que a atividade apícola é pouco conhecida no município.

A produção de mel em Januária, beneficiada e comercializada pela Arajan em 2017, foi de 50 toneladas retiradas de mais de 2.500 colmeias, o que rendeu mais de R$ 1 milhão aos 70 associados. Esses números, em razão do sucesso alcançado com a alta produção e boa comercialização, deverão aumentar significativamente com a adesão de novos apicultores ainda neste ano.

A atividade apícola no município foi impulsionada com a construção e o aparelhamento da Unidade de Beneficiamento de Mel pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com outros órgãos governamentais e não governamentais.

Para a economista doméstica da Codevasf em Minas Gerais, Cleonice Elias dos Santos, a capacitação dos pequenos produtores rurais, por meio de cursos, palestras e seminários, aliada à distribuição, pela Companhia, de todo os equipamentos necessários para essa atividade produtiva, deram a confiança e a certeza de que seriam apoiados pelo Governo Federal e seus parceiros.

O superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, afirma que a apicultura em Januária começou a deslanchar a partir da construção de uma Unidade de Beneficiamento, saindo de uma atividade com exploração amadora para outra mais profissionalizada. “Com o beneficiamento e envasamento do mel, ficou mais fácil a comercialização, sempre capitaneada pela Arajan, que conseguiu, junto à vigilância sanitária, o Registro de Certificação do mel produzido e distribuído pela Associação dos Apicultores”, afirma o dirigente.

Programação

Com início previsto para as 8h30 e encerramento às 17h, a 1ª Feira Regional do Mel de Januária, logo pela manhã, disponibilizará um espaço reservado para as crianças, que terão oportunidade de participar de diversas brincadeiras e teatro com o tema apícola.

Ao longo do dia, além da comercialização do mel com preços simbólicos, nutricionistas farão explanações sobre a importância do produto na alimentação. Haverá, ainda, palestras sobre a comercialização do mel de abelha na região e a respeito da importância do seu uso na merenda escolar.

Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157697110637065


atualizado em 24/05/2018 11:03