Notícias
Codevasf inaugura subestação de energia do Projeto Marrecas
A Codevasf, por meio da Superintendência Regional do Piauí, inaugurou na terça-feira (17) a subestação energética do Projeto de Irrigação Marrecas/Jenipapo, localizado no Assentamento Marrecas, que fica a 27 quilômetros de São João do Piauí (PI). Com investimentos de R$ 20,1 milhões, a estrutura energética foi construída com recursos do governo federal e de contrapartida da Equatorial Piauí para atender uma área de mil hectares irrigados.
“Nós estamos aqui realizando essa primeira entrega, mas uma entrega que vai garantir que essa água chegue nos mil hectares do projeto Marrecas. Esse projeto é para o agricultor familiar, é uma parceria que a Codevasf fez com o Incra, onde o Incra irá escolher as famílias beneficiadas”, afirmou o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.
Segundo Moreira, o projeto Marrecas vai garantir a produção irrigada de 200 famílias. “Cada família terá cerca de 5 hectares que poderá produzir com com o apoio da Embrapa, do Banco do Nordeste e da Codevasf, todos somados, todos juntos, para que esse projeto dê certo, que isso é um embrião aqui no sul do Piauí”, disse.
“Esse é o primeiro projeto de irrigação da Codevasf em área de assentamento do Brasil. Esse assentamento, que foi feito pelo Incra, vai atender todos os 13 municípios do entorno de São João do Piauí. A subestação de energia de 12 MVAs vai servir de reforço energético para o município de São João do Piauí, que é responsável por espalhar energia para o Sul do estado do Piauí”, explicou o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho.
O evento também contou com a presença do secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, que representou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do superintendente regional do Incra no Piauí, Lailson Soares Rodrigues; e do diretor-presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares; entre outras autoridades.
Projeto Marrecas: 4 mil empregos
O Projeto de Irrigação Marrecas está localizado na zona rural de São João do Piauí, município do Território Serra da Capivara, distante 499 quilômetros da capital do estado. A expectativa é gerar 4 mil empregos diretos e indiretos. Com intervenções estruturais, suporte energético e Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea), a obra tem valor estimado em R$ 107 milhões.
Com 80% executado e previsão de conclusão para 2026, o Projeto Marrecas possui uma estação de bombeamento principal elevatória (EB-01) composta de sete conjuntos de motobombas de vazão de 632,57m³/h e potência de 300HP; cinco estações de bombeamento secundárias de pressurização; cinco reservatórios, sendo um Pulmão e quatro de compensação; e 5.410 metros de canal principal para distribuição d’água.
“Esse projeto tende a ser ampliado, já temos estudos iniciados pela 7ª Superintendência Regional. Com certeza esse é o início de um grande projeto, é o início de um fomento que vamos fazer aqui, de desenvolvimento através da agricultura irrigada no sul do Piauí”, avaliou o diretor-presidente da Codevasf.
Além de São João do Piauí, a obra atenderá mais 12 municípios: Simplício Mendes, Dom Inocêncio, Campo Alegre do Fidalgo, Coronel José Dias, Socorro do Piauí, Ribeira do Piauí, Nova Santa Rita, Paes Landim, Capitão Gervásio, Bela Vista, Pajeú do Piauí e João Costa.
Por conta da posição estratégica de proximidade das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que apresentam polo de irrigação de grande impacto produtivo, o Marrecas tem potencial para se tornar um relevante centro de fruticultura no Brasil.