Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Sistema de criação de peixe instalado pela Codevasf em comunidade terapêutica no Piauí tem colheita na Semana Santa
conteúdo

Notícias

Sistema de criação de peixe instalado pela Codevasf em comunidade terapêutica no Piauí tem colheita na Semana Santa

publicado: 10/04/2023 11h53, última modificação: 10/04/2023 11h53

Fazenda da Paz 01A Comunidade Terapêutica Luz e Vida - Fazenda da Paz, localizada na zona rural de Teresina (PI), comemorou a retirada de peixes de uma unidade de cultivo implantada no local pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Ao todo, foram retirados 147 peixes, os quais serviram de alimentação dos integrantes da comunidade durante a Semana Santa. A instituição atende à dependentes químicos em tratamento.

 “A Codevasf tem como foco o desenvolvimento regional, sendo responsável por grandes avanços registrados na piscicultura brasileira. Com essa ação, realizada por meio da Superintendência Regional da Companhia em Teresina, a empresa busca dar suporte a atividades relacionadas ao desenvolvimento da piscicultura na região, gerando assim segurança alimentar para a Comunidade”, explica Ocelo Rocha, superintendente regional da Codevasf no Piauí, em exercício.

A despesca no tanque instalado no local, realizada com a participação de analistas da Codevasf, aconteceu na semana passada. A colheita proporcionou o consumo de cerca de dois peixes por pessoa, além de hortaliças, como coentro, cebolinha e alface, que foram produzidos por meio da água utilizada nos tanques.

Fazenda da Paz 02Segurança alimentar

A despesca é resultado do projeto iniciado pela Codevasf em outubro de 2022. Na época, a empresa realizou capacitação em piscicultura com práticas de cultivo em recirculação de água de baixo custo para técnicos da Codevasf e abrigados da comunidade.

O sistema de recirculação de água com base na agricultura familiar, apoiado pela Codevasf no Piauí, tem como objetivo fundamental o combate à fome e garantia da segurança alimentar por meio da produção de proteína animal (peixes) com tecnologias de tratamento de água e reduzida demanda hídrica com utilização de baixo investimento, que utiliza o reaproveitamento dos nutrientes provenientes dos tanques dos peixes para produção de proteína vegetal (frutas, hortaliças e plantas).

Para a criação de peixes nesse tipo de sistema, os analistas da Codevasf repassaram alguns cuidados e orientações aos moradores da comunidade, como atenção à qualidade da água, nutrição e manejo produtivo do sistema de recirculação durante a criação.

Sobre a Comunidade Terapêutica

A Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz foi criada em 1994. É uma organização não governamental sem fins econômicos e tem a missão de prevenir, acolher e reinserir dependentes químicos na sociedade, por meio da vivência em comunidade terapêutica, promovendo a transformação de vidas e o exercício da cidadania.

 Com informações: www.fazendadapaz.org.br