Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Governo Federal realiza peixamento com 60 mil alevinos no rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa (BA)
conteúdo

Notícias

Governo Federal realiza peixamento com 60 mil alevinos no rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa (BA)

publicado: 31/01/2022 10h55, última modificação: 01/11/2022 13h59

A Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou um peixamento de aproximadamente 60 mil alevinos de espécies nativas em trechos do rio São Francisco na comunidade da Barrinha, em Bom Jesus da Lapa, durante as comemorações de Bom Jesus dos Navegantes neste mês de janeiro. O peixamento teve o objetivo de repovoar o rio com as espécies pacamã e curimatã e é uma ação de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Peixe na mãoAções semelhantes ocorreram nas celebrações de 2020 e 2021. O município está localizado no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada no município de Bom Jesus da Lapa.

“Em mais um ano, a Codevasf, o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Governo Federal participaram ativamente da tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Bom Jesus da Lapa. Fizemos um peixamento com 60 mil alevinos, sendo 50 mil curimatãs e 10 mil pacamãs”, diz o superintendente regional da Codevasf, Harley Xavier.

A celebração contou com representantes da Igreja Católica, da Codevasf e da população local. Os alevinos foram produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf em Xique-Xique, que é vinculado à 2ª Superintendência Regional da Companhia.

O centro atua com projetos de pesquisa e produção na área de aquicultura e recursos pesqueiros, com o objetivo de revitalizar a ictiofauna da bacia do rio São Francisco e de apoiar piscicultores e pescadores.