Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Governo Federal inaugura 1ª etapa de obras de modernização do Projeto de Irrigação Gorutuba (MG)
conteúdo

Notícias

Governo Federal inaugura 1ª etapa de obras de modernização do Projeto de Irrigação Gorutuba (MG)

publicado: 03/06/2022 15h00, última modificação: 01/11/2022 13h59

​O Governo Federal, por meio da Codevasf, inaugurou nesta quinta-feira (2) a 1ª etapa de canalização do Projeto de Irrigação Gorutuba, situado em Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. O ato ocorreu durante a programação da Expô Janaúba, onde a Codevasf mantém um estande para apresentação de ações e projetos realizados em Minas Gerais. Participaram do ato de inauguração o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; o superintendente da Companhia em Minas Gerais, Marco Camara; o senador Carlos Viana; e o deputado federal Diego Andrade, além de autoridades locais e profissionais da Codevasf.

Governo Federal inaugura 1ª etapa de obras de modernização do Projeto de Irrigação Gorutuba (MG).jpeg"Como empresa executora do Governo Federal, a Codevasf está empenhada em buscar soluções para resolver problemas de desperdício de água no Norte de Minas Gerais. Com os investimentos na modernização do Gorutuba, a empresa cumpre esse compromisso. Já estamos providenciando os recursos necessários para execução da segunda etapa da obra, o que trará grandes benefícios para os produtores e para o meio ambiente", ressaltou Marcelo Moreira.

A obra de canalização promove segurança hídrica para o Projeto Gorutuba, evita desperdício de água, aumenta a eficiência da distribuição da água na área irrigada e elimina problemas de drenagem. A estrutura melhora as condições de produção e de produtividade, o que favorece a segurança alimentar, econômica e social da região.

Governo Federal inaugura 1ª etapa de obras de modernização do Projeto de Irrigação Gorutuba (MG) 2.jpegA primeira etapa dos trabalhos de modernização do projeto de irrigação envolve a substituição de parte da rede de canais e acéquias abertos por tubulação, além da implantação de um sistema automatizado de controle de canal e tubulação. Os investimentos são de R$ 54,9 milhões. A tubulação da primeira etapa de obras corresponde a mais de 44 quilômetros. As ações de modernização do Projeto Gorutuba permitem economia de água, redução de custos de energia e ampliação da área irrigada.

Projeto Gorutuba

Localizado em Nova Porteirinha (MG), o Projeto Gorutuba possui 4,8 mil hectares de área irrigável e destaca-se na produção de itens como banana e uva. A infraestrutura do projeto é composta por cerca de 130 quilômetros de canais, 320 quilômetros de estradas, 136 quilômetros de drenos e um dique para proteção contra enchentes do rio Mosquito. Em 2021, o valor bruto de produção do projeto foi de R$ 109,5 milhões, com 59,8 mil toneladas de itens agrícolas produzidos.