Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Governo federal entrega poços e projeto de sistema autor de Marcolândia (PI)
conteúdo

Notícias

Governo federal entrega poços e projeto de sistema autor de Marcolândia (PI)

O sistema vai atender a região de Marcolândia, localizada no semiárido piauiense, e vai beneficiar 11 mil pessoas

publicado: 02/05/2022 18h13, última modificação: 01/11/2022 13h59

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, entregaram, na última sexta-feira (29), o projeto executivo do Sistema Adutor de Marcolândia e três poços artesianos. O sistema vai atender a região de Marcolândia, localizada no semiárido piauiense. Na ocasião também foi entregue o projeto executivo da adutora de Morro Cabeça do Tempo, que vai beneficiar quatro mil habitantes na região.

Poços PiauíA adutora de Marcolândia tem o objetivo de amenizar a precariedade do abastecimento de água no município, beneficiando 11 mil pessoas (zona urbana de Marcolândia e o distrito de Serrânia). 

Segundo o projeto executivo, o Sistema Adutor de Marcolândia fará a captação de água na barragem do Estreito, no rio Boa Esperança. O empreendimento irá proporcionar melhorias de acesso à água em qualidade e em quantidade para a população.

Em seu discurso, Nogueira disse o que está sendo entregue é a primeira etapa do projeto do sistema adutor. “Já entreguei de tudo nesta vida, escola, estrada, hospital, mas entregar água não tem preço”.

Durante a solenidade, Moreira ressaltou a importância do projeto. “Hoje, estamos entregando o projeto executivo, e não vamos ficar só por aí. A obra deverá ser licitada provavelmente em junho deste ano e iniciar a execução até o final do ano”, explicou o diretor-presidente da Codevasf. Moreira, complementou, dizendo que o projeto será concluído a quatro mãos, junto com o município.

Além de Marcelo Moreira e de Ciro Nogueira, também estavam presentes no evento o prefeito de Marcolândia, Corinto Matos, o vice-prefeito de Marcolândia, Valmir de Juraci, o secretário de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, Sérgio Costa, o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra, o diretor da Área de Revitalização da Companhia, Rodrigo Sampaio, a deputada federal Iracema Portela, além de outras autoridades.