Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Governo Federal beneficia famílias do Rio Grande do Norte com instalação de cisternas
conteúdo

Notícias

Governo Federal beneficia famílias do Rio Grande do Norte com instalação de cisternas

publicado: 07/06/2022 10h08, última modificação: 01/11/2022 13h59

Cisternas RNO Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), implantou 235 cisternas no Rio Grande do Norte neste ano, beneficiando cerca de 1.000 pessoas em localidades rurais dos municípios de José da Penha, Monte das Gameleiras e Luís Gomes. O investimento na instalação dos reservatórios foi de R$ 1,7 milhão. A ação ocorre no âmbito da Força-Tarefa das Águas, um esforço conjunto de órgãos do Governo Federal para levar água de qualidade a comunidades rurais desassistidas por companhias de saneamento.
 
As cisternas são reservatórios de água produzidos em polietileno, que possuem alta durabilidade e capacidade de armazenamento de 16 mil litros. Os equipamentos são empregados pela Codevasf em benefício de comunidades rurais difusas. Elas acumulam a água da chuva, que é conduzida para o seu interior por meio de um sistema de calhas e tubos. Cada cisterna beneficia uma família, e a serve principalmente durante os períodos de estiagem.
 
"As iniciativas de oferta de água promovem saúde e qualidade de vida para a população, independência das famílias em relação aos caminhões-pipa e desenvolvimento social e econômico para as comunidades rurais. Ampliar a segurança hídrica é um dos atuais objetivos estratégicos da Codevasf", explica Wellington Dias Lopes Junior, superintendente regional da Codevasf no Rio Grande do Norte.

Além da implantação de cisternas, a Codevasf perfura e instala poços, desenvolve sistemas simplificados de abastecimento de água e empreende projetos diversos de infraestrutura hídrica em sua área de atuação. "Isso é algo muito importante pra minha família. Agora, vamos ter água potável, inclusive para os animais", afirma Francisca Iranete do Nascimento, moradora da zona rural de José da Penha.

Força-Tarefa das Águas
 
Com a Força-tarefa das Águas, o Governo Federal vai viabilizar acesso a água para mais de 600 mil pessoas nas regiões mais necessitadas do país, totalizando cerca de 1,5 milhão de brasileiros beneficiados até o final de 2022. A ação conta com a participação dos ministérios do Desenvolvimento Regional, Saúde, Cidadania e Defesa, além de Codevasf, DNOCS e Funasa.