Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf firma parceria para ações de fortalecimento da aquicultura no Distrito Federal
conteúdo

Notícias

Codevasf firma parceria para ações de fortalecimento da aquicultura no Distrito Federal

publicado: 28/04/2022 12h24, última modificação: 01/11/2022 13h59

Simpósio Aquicultura DFPor meio de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e instituições ligadas à cadeia produtiva da aquicultura, serão desenvolvidas ações para o fortalecimento do setor e o repovoamento das bacias hidrográficas da área de atuação da Companhia no Distrito Federal.

Um Termo Público de Compromisso foi firmado na última quarta-feira (27), em Brasília (DF), durante a abertura do II Simpósio Distrital de Aquicultura. As ações serão desenvolvidas no âmbito do Programa Alevinar, do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF).

Além da Codevasf e da Seagri-DF, o documento foi assinado por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

O termo visa reafirmar apoio e colaboração a implementação e execução do Programa Alevinar, promovendo o desenvolvimento e a profissionalização da cadeia produtiva de pescado no Distrito Federal, o desenvolvimento da área rural, além de contribuir com o repovoamento das bacias hidrográficas da região com espécies nativas de peixes.

A vigência do termo assinado entre os parceiros será coincidente com a celebração de acordo de cooperação técnica a ser firmado posteriormente com o objetivo de integrar técnicas em reprodução de peixes nativos para repovoamento de corpos hídricos da área de atuação da Codevasf no Distrito Federal; obter licença ambiental para coleta de matrizes e reprodutores de peixes de espécies nativas; criar espaço de cooperação institucional para o desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura no Distrito Federal entre outros objetivos.

Programa Alevinar

Coordenado pela Seagri, o Programa Alevinar visa fortalecer a cadeia produtiva local de pescados, além de contribuir com o repovoamento de espécies nativas de peixes nas bacias hidrográficas do cerrado, promovendo o desenvolvimento econômico e social da área rural.

O programa abrange uma série de estratégias com o objetivo de fomentar, desenvolver e profissionalizar a produção local de pescado nas áreas rurais, sanando as principais barreiras para o crescimento da aquicultura sustentável no DF.

Com informações da Agência Brasília e da Seagri