Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf e instituições parceiras lançam segunda etapa da Rota da Fruticultura Ride-DF
conteúdo

Notícias

Codevasf e instituições parceiras lançam segunda etapa da Rota da Fruticultura Ride-DF

publicado: 19/05/2022 18h20, última modificação: 01/11/2022 13h59

Rota da FruticulturaA Codevasf e instituições parceiras lançaram nesta quinta-feira (19) a segunda fase da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), na AgroBrasília 2022. O diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira, participou da solenidade. A primeira fase da Rota da Fruticultura da Ride/DF foi uma etapa de mobilização dos membros da cadeia produtiva e estruturação da rota; a segunda fase será de investimentos e de implantação de logística.

Além da apresentação de ações da nova etapa do projeto, houve no evento a entrega de máquinas para associações e cooperativas da cadeia produtiva da fruticultura. Foram entregues nove microtratores, uma pá carregadeira e um caminhão leve com carroceria de madeira; também houve entrega simbólica de um caminhão leve com carroceria baú de alumínio, de um conjunto de 18 veículos do tipo que serão repassados pela Companhia.

A Rota da Fruticultura Ride-DF é uma iniciativa do Governo Federal, que, por meio do programa Rotas de Integração Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promove estratégias de aumento da produção e do fornecimento de frutas para mercados internos e externos, geração de emprego e renda, intercâmbio de experiências e tecnologias e diversificação de culturas.

“O envolvimento em projetos como o da Rota de Fruticultura da Ride-DF faz parte das ações estratégicas da Codevasf para estruturar e dinamizar atividades produtivas e promover desenvolvimento sustentável na área de atuação da Companhia”, afirma Marcelo Moreira. A Rota da Fruticultura da Ride-DF abrange o Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e quatro municípios de Minas Gerais e é um eixo organizador da cadeia produtiva da fruta, que alcança produtores rurais, associações, empreendedores, setor público, logística, agroindústria e serviços especializados, entre outros agentes.

A Rota iniciou o caminho para a criação do mais novo polo frutícola do Brasil voltada para as berries (frutas vermelhas): morango, mirtilo, amora e framboesa. Além disso, tem foco no açaí e na jabuticaba e em culturas já exploradas na região, como a goiaba, o mamão e o maracujá. Também haverá espaço e incentivo para frutos do Cerrado.

AgroBrasíliaPara fortalecer o novo polo frutícola, um lote com mudas de açaí e mirtilo será disponibilizado às cooperativas selecionadas para a implantação de 100 módulos de 1 hectare, no caso do açaí, e 10 módulos de 2.000 metros de mirtilo, com foco em desenvolvimento, validação e demonstração de técnicas avançadas de cultivo destas culturas em condições de Cerrado.

Entre as instituições parceiras da iniciativa Rota da Fruticultura Ride-DF estão Codevasf, Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Conab, Embrapa (Embrapa Cerrados), Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA/DF), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Senar/DF, Emater/DF e OCDF. A Rota mantém um estande na AgroBrasília 2022, cuja programação segue até sábado (21) no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – PAD-DF, área rural do Distrito Federal — km 5 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG.