Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Governo federal lança Rota da Fruticultura no Distrito Federal e Entorno
conteúdo

Notícias

Governo federal lança Rota da Fruticultura no Distrito Federal e Entorno

publicado: 12/06/2021 17h25, última modificação: 01/11/2022 14h44

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizaram no sábado (12) o lançamento da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF).

Governo federal lança Rota da Fruticultura no Distrito Federal e Entorno.jpg“Esta Rota para nós é muito importante. Existem quase 4,5 milhões de habitantes aqui no Distrito Federal e nas das cidades do Entorno. É uma região com um alto poder aquisitivo, ou seja, há um grande potencial de consumo de frutas e de hortaliças”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O objetivo da Rota da Fruticultura da Ride/DF é implementar estratégias de aumento da produção e do fornecimento de frutas para mercados internos e externos, gerar emprego e renda, promover intercâmbio de experiências e tecnologias, diversificar e implantar novas culturas e fomentar agricultores e empreendedores.

A Rota da Fruticultura da Ride/DF reúne o Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e 4 municípios de Minas Gerais e constitui-se como eixo organizador de toda a cadeia produtiva da fruta: produtores rurais; associações; grupos comerciais; setor público; governos federal, distrital, estaduais e municipais; infraestrutura logística; agroindústria; e serviços especializados.

Durante o evento, a Codevasf realizou a entrega de quatro caminhões leves com carroceria baú a organizações de produtores: Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), Cooperativa de Agricultura Familiar Mista do Distrito Federal (Coopermista), Cooperativa Agrícola Buriti Vermelho (Cooper-Horti) e Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar do Assentamento Chapadinha (Astraf). Os investimentos em cada veículo foram de R$ 229 mil, realizados com recursos de emenda parlamentar ao Orçamento.

Além do ministro do Desenvolvimento Regional, participaram do evento: o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; a coordenadora da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e da Agricultura Familiar, deputada federal Bia Kicis; produtores e empreendedores associados; e representantes de instituições parceiras como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e Governos de Goiás e do Distrito Federal, entre outras.

Notícia relacionada: Codevasf lança estrutura de apoio da Rota da Fruticultura da Ride/DF