Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Codevasf promove curso de beneficiamento de pescado no IFBaiano, em Bom Jesus da Lapa (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf promove curso de beneficiamento de pescado no IFBaiano, em Bom Jesus da Lapa (BA)

publicado: 22/11/2021 12h47, última modificação: 01/11/2022 14h44

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu neste mês um curso de beneficiamento de pescado e produção de derivados de peixe no campus do Instituto Federal Baiano (IFBaiano) de Bom Jesus da Lapa, município sede da 2ª Superintendência Regional. Participaram do curso 25 pessoas ligadas à culinária local, como cozinheiras e donos de restaurantes, empreendedores e servidores da área de alimentação do IFBaiano, entre outros representantes da sociedade local. Os participantes terão a missão de atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

Curso IFBaiano PescadoO treinamento foi ministrado por Maria Aparecida Mendes, mais conhecida como Cida Pescadora. “O principal objetivo desse curso é gerar emprego e renda para atividade da pesca artesanal ou da criação em tanques, agregando valor ao peixe. Outro grande objetivo é não gerar lixo, não gerar resíduo. Aproveitamos e reciclamos os resíduos durante o trabalho de beneficiamento. Beneficiar não é só fazer o produto final, como a linguiça; é gerar produtos como a compostagem, a farinha de osso, ração para animais, produtos de artesanato, a partir da escama, da espinha, do couro, que seriam descartados”, explica.

“A Codevasf é uma parceira há muitos anos e não está interessada em que eu capacite nesses cursos apenas o produtor, mas também as merendeiras, para que coloquem os produtos de peixe na merenda escolar, além do pessoal dos restaurantes e bares. Há quem pesque, quem crie, quem beneficie, quem compre e quem consuma”, completa Maria Aparecida, que reside em Sobradinho (BA) e é beneficiadora de pescado e consultora técnica com mais de 40 anos de experiência.

Capacitação 

Essa é a terceira edição do curso realizada pela Codevasf na área de atuação da 2ª Superintendência Regional. As primeiras edições ocorreram em 2019, em Santa Maria da Vitória, e na comunidade ribeirinha de Palmas de Passos, em Serra do Ramalho. A cada edição, novos produtos são adicionados ao treinamento.

"A ideia de realizar esses cursos de beneficiamento de pescado surgiu da necessidade de fechar um ciclo. A Codevasf já faz, há um bom tempo, a entrega de alevinos, orienta os produtores sobre a criação em tanques-rede ou em tanques escavados, transmite os conhecimentos sobre alimentação, manejo e logística, mas ainda faltava a criação de produtos. A Codevasf realiza cursos também sobre a produção de biojoias, utilizando escamas de peixe", explica a engenheira de pesca Isabel Rivas, técnica da 2ª Superintendência da Companhia.

Foram abordados na formação aspectos da produção voltados para restaurantes, lanchonetes, supermercados e para a merenda escolar. Entre as atividades houve beneficiamento de pescado para elaboração de filé de peixe e outros pratos, com aproveitamento de sobras para produção de linguiça, espetinho, hamburguer, bolinhos, caldo concentrado e fishburguer, além de reciclagem de resíduos e artesanato com escamas e couro do peixe, entre outros itens.

“Vim participar do curso com a intenção de aprender a tirar espinha do peixe, principalmente do tambaqui, e aprendi uma técnica muito boa para fazer uma moqueca de tambaqui sem espinha, além do bolinho de peixe e outras coisas que, com certeza, vão agregar valor ao meu restaurante”, relata a participante do curso Leidiane da Silva, pescadora, dona de restaurante e moradora da comunidade quilombola da Barrinha, em Bom Jesus da Lapa.