Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Cadeia produtiva da agricultura familiar em Tocantins recebe investimentos da Codevasf
conteúdo

Notícias

Cadeia produtiva da agricultura familiar em Tocantins recebe investimentos da Codevasf

publicado: 05/05/2021 15h17, última modificação: 01/11/2022 14h44

Nesta quarta-feira (5), a Codevasf entregou a cinco associações, uma prefeitura e uma cooperativa do estado de Tocantins equipamentos com valor total de mais de R$ 800 mil para suporte à agricultura familiar. As entregas ocorreram na Praça do Girassol, em Palmas (TO). Os recursos empregados na aquisição dos equipamentos são oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União (OGU).

Cadeia produtiva da agricultura familiar em Tocantins recebe investimentos da Codevasf.jpgA Cooperativa de Produtores do Vale do Araguaia (Vallecoop), do município de Araguaína (TO), foi uma das beneficiadas — a instituição, que tem na bovinocultura leiteira uma de suas principais atividades, recebeu um caminhão para transporte de leite. Os investimentos da Codevasf também alcançaram a Prefeitura de Aguiarnópolis, que teve acesso a um trator agrícola.

“Os investimentos realizados pelo Governo Federal, por meio da Codevasf, ocorrem a partir da articulação entre instituições, parlamentares e setor produtivo. Estamos estruturando um segmento que gera importantes postos de trabalho e renda e que leva alimento à mesa dos brasileiros”, afirma Homero Barreto, assessor da Codevasf no Escritório de Apoio Técnico da Companhia em Palmas.

Estão ainda entre as instituições beneficiadas a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto Muricizal, de Muricilândia (TO); a Associação dos Pequenos Agricultores Rurais do Projeto Recreio, de Filadélfia (TO); a Associação dos Pequenos Agricultores do Projeto Santa Bárbara, de Axixa Do Tocantins (TO); a Associação dos Produtores Rurais Unidos do Assentamento São Gabriel, de Aragominas (TO); e Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento da Gleba Colorado, de Riachinho (TO) — todas receberam um trator agrícola. A última também recebeu roçadeira, sulcador e colhedora de forragem.

Cadeia produtiva da agricultura familiar em Tocantins recebe investimentos da Codevasf 2.jpgDe acordo com Nilda Tavorá, da Vallecop, o caminhão recebido pela cooperativa beneficiará cerca de 120 famílias. “Hoje o transporte do leite produzido pelos cooperados é feito de forma terceirizada. Com a chegada desse caminhão será possível que a Valecoop assuma esse transporte, melhorando o custo-benefício em nossa produção leiteira”, explica.

Codevasf em Tocantins

A região hidrográfica Tocantins-Araguaia foi incluída na área de atuação da Codevasf pela Lei nº 13.702, de 6 de agosto de 2018. Desde então a empresa está em articulação com governos estaduais e municipais, ministérios e parlamentares para empreender ações que promovam o desenvolvimento da região.