Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Agricultura irrigada em ambientes salinos é tema de lançamento de livro no canal da Codevasf no YouTube
conteúdo

Notícias

Agricultura irrigada em ambientes salinos é tema de lançamento de livro no canal da Codevasf no YouTube

publicado: 05/11/2021 12h48, última modificação: 01/11/2022 14h44

A produção agrícola em áreas com grande concentração de salinidade na água e no solo, a exemplo do semiárido nordestino, é o tema do livro “Agricultura Irrigada em Ambientes Salinos”, que será lançado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no dia 09 de novembro, às 19h. O lançamento da publicação ocorrerá por meio de um webinar transmitido pelo canal da Codevasf no YouTube.

Livro - Agricultura Irrigada em Ambientes SalinosNo contexto de mudanças climáticas e de aumento da demanda por alimentos no mundo, a obra traz contribuições técnico-científicas para conhecimento do problema da grande concentração de salinidade na água e no solo e também para aqueles que querem aplicar a agricultura irrigada nesses ambientes.

Segundo o engenheiro agrônomo da Codevasf Paulo Cerqueira, consultor interno em pedologia, a ideia da publicação partiu da proposta de criação de uma rede técnica para compartilhamento e complementariedade de trabalhos na área. A rede técnica é formada por profissionais de diversas instituições públicas e privadas.

“Devido à geologia e ao clima regional, essa situação de alta salinidade natural é muito comum em solos e águas superficiais e sub superficiais do Nordeste, como em riachos e em poços poucos profundos e com vazão não muito alta. Sobre isso, o livro reuniu tecnologias de manejos de plantas forrageiras e alimentares, resistentes a sais e à seca, que já estão sendo difundidas aos agricultores. Considero que as parcerias e o intercâmbio de experiências entre técnicos de instituições nacionais e internacionais são primordiais para a evolução da discussão e da prática”, explica o técnico da Codevasf e um dos editores técnicos do livro.

O livro está dividido em 11 capítulos que trazem temas como estratégias metodológicas de monitoramento da salinidade dos solos, aspectos básicos de drenagem agrícola, estresse salino em plantas, cultivos hidropônicos com água salobra, produção de forrageiras com uso de águas salobras, tratamento de água salobra e experiências práticas de agricultura irrigada em ambientes salinos em comunidades rurais, entre outros. A obra contou com a contribuição em rede de 32 autores de 20 instituições públicas e privadas, como Codevasf, Embrapa, Dnocs, INSA e Instituto Inovagre.

Para baixar a publicação, os interessados podem acessar o espaço da Biblioteca Geraldo Rocha, no site da Codevasf:
https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca-geraldo-rocha/publicacoes/outras-publicacoes/agricultura-irrigada-em-ambientes-salinos.pdf

Serviço

O que: Webinar de lançamento do livro “Agricultura Irrigada em Ambientes Salinos”

Onde: Canal da Codevasf no YouTube (https://youtube.com/CodevasfOficial).

Quando: terça-feira, 09 de novembro de 2021, às 19h

Como: Participação gratuita sem inscrição