Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Operação do sistema de esgotamento de Cabrobó (PE) deve ter início em breve
conteúdo

Notícias

Operação do sistema de esgotamento de Cabrobó (PE) deve ter início em breve

publicado: 15/01/2020 18h37, última modificação: 01/11/2022 14h41

O município de Cabrobó (PE) contará em breve com os benefícios da entrada em operação de um sistema de esgotamento sanitário integrado que oferecerá cobertura de 50% na coleta e no tratamento de esgoto. A obra foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e mobilizou investimentos de aproximadamente R$ 14 milhões. A intervenção em Cabrobó integra os esforços da Codevasf de revitalização da bacia hidrográfica do São Francisco.

Operação do sistema de esgotamento de Cabrobó (PE) deve ter início em breve 1.jpgForam implantados 16 mil metros de rede coletora, 24 mil metros de ligações prediais e quatro estações elevatórias com dois mil metros de linhas de recalque até a estação de tratamento composta por lagoa facultativa e lagoa de maturação. As estruturas foram interligadas às já existentes no município para condução de efluentes.

“O sistema tem capacidade para coletar, transportar e tratar quase 70 litros de esgotos por segundo e capacidade para atendimento a uma população urbana de quase 28 mil habitantes. A Codevasf tem se preocupado em realizar ações como essas, que melhoram a qualidade de vida da população e revitalizam o nosso rio São Francisco”, explica o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro. “Ao longo de 2020 daremos continuidade a ações semelhantes a essa de Cabrobó em outros municípios da bacia do rio São Francisco”, acrescenta.

Após o término da obra, a Codevasf repassou o sistema para a prefeitura municipal, que, por sua vez, concedeu a operação à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Neste início de 2020 a Compesa está realizando pequenos ajustes – investimento de R$ 80 mil – para que a operação do sistema seja iniciada.