Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf promove elaboração de diagnóstico sobre bacia hidrográfica do rio Parnaíba
conteúdo

Notícias

Codevasf promove elaboração de diagnóstico sobre bacia hidrográfica do rio Parnaíba

publicado: 14/05/2020 11h44, última modificação: 01/11/2022 14h41

Bacia do rio ParnaíbaCom o objetivo de promover o conhecimento da atual condição hídrica da bacia do rio Parnaíba, suas características ambientais e pressões de uso, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu a elaboração do Diagnóstico da Situação dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Parnaíba. O documento, que já está em fase de conclusão, deve subsidiar, posteriormente, o Plano de Recursos Hídricos da bacia.

“A Codevasf tem um extenso portfólio de ações no rio São Francisco, e queremos estender essas experiências cada vez mais para o Parnaíba. Esse diagnóstico, além de base para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos, é muito importante, também, para pautar trabalhos futuros de revitalização dessa bacia” afirma o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Fábio Miranda.

De acordo com informações da Área de Revitalização da Companhia, as principais ações incluídas nesse material são: caracterização físico-biótica da bacia e caracterização do quadro socioeconômico-cultural presente na bacia; caracterização geral e resultados preliminares das disponibilidades e demandas hídricas e do diagnóstico integrado; diagnóstico das disponibilidades hídricas (quantidade e qualidade) e das demandas hídricas; balanço hídrico e formulação do diagnóstico integrado e contextualizado.

“O diagnóstico levou dois anos para ser concluído. Resumidamente, a metodologia foi composta por coleta, análise e sistematização dos dados e estudos existentes para a bacia, com destaque para os estudos hidrológicos e de disponibilidade hídrica; visitas de reconhecimento de campo (via terrestre); entrevistas semiestruturadas sobre a gestão de recursos hídricos com grupos representativos de atores da bacia e realização de sobrevoo de reconhecimento”, explica o analista Daniel de Oliveira, que atua na Unidade de Meio Ambiente da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, em Teresina (PI).

O estudo foi acompanhado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Os investimentos nessa etapa totalizaram R$ 1,4 milhão.

“Esse conhecimento técnico-científico realizado na bacia do Parnaíba é um passo importantíssimo para garantir a saúde do rio e a qualidade e quantidade de suas águas”, afirma o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra. 

Bacia do Parnaíba

A bacia hidrográfica do rio Parnaíba se estende pelos estados do Maranhão, Piauí e Ceará e está sob jurisdição das 7ª e 8ª Superintendências Regionais da Codevasf, com sedes em Teresina (PI) e São Luís (MA), respectivamente. Possui uma área de 332.500 km² (3,9% do território nacional) e abrange 278 municípios, dos quais 36 situam-se no estado do Maranhão, 223 no Piauí e 19 no Ceará, totalizando aproximadamente 4,7 milhões de habitantes.

Nessa bacia hidrográfica, está localizada a Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) da Grande Teresina, que é formada pelo município maranhense de Timon (parcialmente inserido na bacia) e pelos municípios piauienses de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Teresina e União (integralmente inseridos na bacia).