Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf entrega kits apícolas em Pernambuco
conteúdo

Notícias

Codevasf entrega kits apícolas em Pernambuco

publicado: 31/08/2020 13h39, última modificação: 01/11/2022 14h41

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou kits apícolas para a Associação dos Apicultores do Sertão Central, no município de Triunfo, no sertão de Pernambuco. Ao todo foram entregues 220 colmeias, além de macacões, botas, luvas, fumigadores, formões e carretilhas que permitirão a quase 20 famílias incrementarem suas rendas por meio da apicultura. O investimento federal foi de R$ 59,4 mil.

Kits de apiculturaGenivaldo Gomes de Carvalho, um dos apicultores beneficiados, conta que os kits chegaram em boa hora, já que Pernambuco teve, em 2020, um dos melhores invernos dos últimos anos. “Esses kits vão ser uma mão na roda pra o município porque com um ano de muita chuva, as abelhas estão se reproduzindo bastante e a gente pretende produzir. Com esses kits a gente vai ter uma produção bem melhor. A gente está muito grato”, disse.

Quem também recebeu um dos kits foi Maria Mendes. Ela havia perdido suas colmeias por conta do cupim e agora poderá retomar sua profissão. “Eu comecei na apicultura fazendo capacitação em 2003. Eramos mais de 20 apicultores e eu era a única mulher. A gente passou muitos anos de seca de lá pra cá. Nossas colmeias foram destruídas pelo cupim, mas eu me mantive firme e hoje estamos aqui recebendo esses kits que vão ajudar demais”, comemorou.

O superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, explicou como os kits têm um grande valor agregado, apesar de o custo de cada kit ser inferior ao de alguns equipamentos entregues pela Companhia. “Digo para que eles saibam usar. Pois esses equipamentos podem incrementar a renda deles por um bom tempo. Esses kits foram adquiridos com verba do governo federal, que tem se empenhado em fortalecer os arranjos produtivos locais em Pernambuco”, afirmou.

Estruturação da cadeia produtiva

A Codevasf já beneficiou cerca de três mil famílias em Pernambuco com a construção de quase 20 unidades de extração e beneficiamento de mel e o fornecimento de centenas de kits de apicultura.

Um dos fatores que justificam a atenção da Companhia ao setor apícola no estado são os depoimentos dos beneficiários. Em 2018, a empresa entregou 150 colmeias para produtores do município de Carnaíba, no sertão pernambucano. Nesta semana, esses beneficiários enviaram uma informação ao chefe de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Pernambuco, Wellington Dias. “Recebi um telefonema da associação de Carnaíba contando que, com essas colmeias que entregamos em 2018, apenas em 2020, já foram produzidos mais de oito mil quilos de mel. Fortalecer o trabalho dos apicultores em nosso estado vale a pena. É algo que é economicamente viável, ambientalmente correto e estimula muito o trabalho da Codevasf”, disse.