Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf e Usace iniciam modelagem hidráulica e hidrológica do Projeto de Integração do São Francisco
conteúdo

Notícias

Codevasf e Usace iniciam modelagem hidráulica e hidrológica do Projeto de Integração do São Francisco

publicado: 31/01/2020 13h22, última modificação: 01/11/2022 14h41

Uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos da América (Usace) resultará na elaboração da modelagem hidráulica e hidrológica do Projeto de Integração do São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional (Pisf), maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil em execução pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e que tem a Codevasf como operadora federal. Na sexta-feira (24), engenheiros das duas instituições finalizaram uma inspeção técnica na infraestrutura do Pisf. dando início aos trabalhos de cooperação.

UsaceSegundo o engenheiro hídrico da Codevasf Luciano Conti, fiscal do acordo de cooperação entre Companhia e o Usace, o objetivo da inspeção foi a coleta de dados para a elaboração de uma modelagem hidráulica e hidrológica do Pisf, visando a eficiência e economicidade da operação. “Essa será uma excelente oportunidade de transferência de tecnologia entre o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA e a Codevasf e deve agregar muito valor à operação do Pisf”, revelou.

Durante a inspeção técnica, os representantes do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA mostraram-se bastante otimistas quanto ao sucesso da parceria entre as duas instituições. “O Usace tem uma vasta experiência na elaboração de modelagens operacionais, sendo que inclusive temos um canal muito similar ao Pisf no Arizona, o que nos deixa muito otimista na execução deste projeto”, afirmou Bill Doan, um dos engenheiro norte-americanos responsáveis pela elaboração da modelagem em trabalho conjunto por um ano junto à equipe técnica da Codevasf.

Os trabalhos de inspeção técnica foram encerrados com uma reunião no centro de controle e operação do Pisf em Salgueiro (PE). As atividades envolveram a realizada de nivelamento com os técnicos da Codevasf responsáveis pela operação do Pisf e que subsidiarão os engenheiros do Usace na coleta dos dados necessários para a elaboração da modelagem.

PisfDesde 2012, a Codevasf e o Usace mantém um acordo de cooperação técnica. Neste período, já foram elaborados projetos para a melhoria da navegação da hidrovia do São Francisco e desobstrução do canal de chamada do perímetro de irrigação Jaíba.