Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 22 comunidades rurais de Junqueiro (AL) são beneficiadas pela Codevasf com kits de irrigação por gotejamento
conteúdo

Notícias

22 comunidades rurais de Junqueiro (AL) são beneficiadas pela Codevasf com kits de irrigação por gotejamento

publicado: 13/11/2020 14h29, última modificação: 01/11/2022 14h41

Agricultores familiares de 22 comunidades rurais do município de Junqueiro (AL) serão beneficiados com o acesso à tecnologia de irrigação por gotejamento por meio do repasse de kits de irrigação que serão entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) após conclusão do processo licitatório. Para isso, a Codevasf está investindo cerca de R$ 1,1 milhão na aquisição de 159 unidades com capacidade de irrigar uma área com extensão entre 0,5 a 1,0 hectare. Com esses investimentos, o município estará preparado para integrar a Rota da Fruticultura do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

Kits de irrigação JunqueiroA iniciativa está vinculada à Gerência Regional de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf com recursos do Programa de Trabalho de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado.

Os kits de irrigação serão entregues a agricultores familiares das comunidades rurais de Chã do Meio, Riachão, Chã do Limeira, Brejo do Boi, Ingá, Tucum, Buraco D'Água; Atoleiro, Grujau, Corda de Areia, Chapéu do Sol, Guariba, Palmeirinha, Chã da Ponte, Retiro, Camadanta, Chã do Brejo, Olho D'Água, Pau Dentro, Sucupira, São Benedito e Canduru, todos no município de Junqueiro. Atualmente os agricultores dessas comunidades cultivam macaxeira, inhame, batata doce, milho, feijão de corda e abóbora. A fonte hídrica que será usada no kit será o Piauí, integrante da bacia hidrográfica do rio São Francisco em Alagoas.

Para o secretário Municipal de Agricultura de Junqueiro, Ivaldo Rodrigues dos Santos, o repasse dos kits representa a oportunidade de ampliar a área irrigada da agricultura familiar no município e organizar a produção agrícola familiar para a entrada do município na Rota da Fruticultura, projeto do MDR de estruturação de atividades produtivas executado em Alagoas pela Codevasf.

Nosso município tem sua base econômica com 70% na agricultura. Pretendemos trabalhar junto a essas famílias para ampliar a área de cultivo com a introdução da fruticultura, mantendo as culturas atuais”, revelou o secretário.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Ricardo Lisboa, será possível aumenta a produtividade e a renda dos produtores que serão beneficiados em torno de 50%. “As comunidades que serão beneficiadas já possuem uma produção agrícola. Com os kits de irrigação, apostamos no aumento da renda familiar, proporcionada pelo aumento de 50% da produtividade por meio da tecnologia de irrigação. A Codevasf estima que o repasse dos kits de irrigação deve beneficiar diretamente cerca de 800 pessoas e indiretamente mais 1 pessoas”, afirmou.

Já o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado, destacou a importância do Governo Federal em promover o acesso à tecnologia de irrigação por gotejamento para o desenvolvimento regional de Junqueiro e da bacia do rio Piauí em Alagoas.

Projetamos que o principal beneficio para os produtores do município de Junqueiro seja a sustentabilidade produtiva proporcionada pelo aceso à tecnologia de irrigação por gotejamento. Com isso, dezenas de famílias serão beneficiadas com um incremento na renda média, o que deve dinamizar a economia local. É um compromisso do Governo Federal, por meio a Codevasf, para o desenvolvimento regional de Junqueiro e da bacia hidrográfica do rio Piauí”, disse o diretor Napoleão Casado.

A previsão da Codevasf é que os kits de irrigação sejam repassados aos agricultores até o mês de dezembro deste ano. Antes disso, as famílias serão cadastradas e receberão um acompanhamento para implantação do equipamento.