Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 17º Seminário de Apicultura do Norte de Minas Gerais em versão online abre inscrições gratuitas
conteúdo

Notícias

17º Seminário de Apicultura do Norte de Minas Gerais em versão online abre inscrições gratuitas

publicado: 24/11/2020 13h53, última modificação: 01/11/2022 14h41

A cadeia produtiva da apicultura no Norte de Minas Gerais se reúne nos próximos dias 25 e 26 de novembro para a 17ª edição do Seminário de Apicultura da região, que nesta edição ocorre totalmente online por causa da pandemia da Covid-19. O evento é uma realização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e será transmitida pelo canal da  Compahia no Youtube. As inscrições podem ser realizadas, sem nenhum custo, pelo link: http://apiculturamg.com.br.

Seminário Apicultura MGA abertura oficial do 17ª edição do Seminário de Apicultura do Norte de Minas Gerais acorrerá na quarta-feira (25) e contará com palestras às 18 horas. A programação terá ainda oficinas e prossegue até o dia 26 com nomes da apicultura apoiados pelos parceiros na realização do evento: Emater/MG, Senar/MG, Sebrae/MG e Cooperativa Dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi).

Ao anunciar a realização desse seminário, o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Marco Câmara, fez questão de enfatizar que essa é mais uma ação que o governo federal, por intermédio da Codevasf, realiza em favor da capacitação técnica e gerencial dos apicultores mineiros. Ele também destacou o significativo aporte de recursos financeiros para investimentos nessa atividade produtiva. “Dessa forma acredito que estamos não só proporcionando o acesso de pequenos produtores rurais a novas informações e tecnologias, mas também a troca de experiências entre os apicultores”, frisou.

No primeiro dia do evento, a palestra de abertura terá como tema “Indicação Geográfica do Mel de Aroeira: situação atual e perspectivas”, a cargo de Fabrício Welge, consultor do Sebrae. A segunda palestra abordará “Perdas de Enxames” e será proferida pelo professor Darcet Costa Souza, da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

Na manhã do dia 26, a primeira oficina vai tratar do tema “A Importância da Preservação das Abelhas” e será coordenada pela professora Antônia de Maria Filha Ribeiro, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Já a segunda oficina trará duas abordagens ao tema “Sanidade Apícola”. Uma delas discutirá o status sanitário da apicultura em Minas Gerais, com Eduardo Palmieri Lage, coordenador do Programa de Sanidade Apícola e Aquícola do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A outra abordagem trará o debate sobre doenças e pragas apícolas, com Franklin Amaro de Souza, zootecnista e mestre em apicultura do ATG Senar.

Na última etapa, a partir das 18 horas do dia 26, haverá um painel com o tema “Gestão e Negócios na Apicultura: oportunidades e desafios”. O conteúdo será discutido por uma série de especialistas como Arleandro Rodrigues, representando o Sebrae Minas, Jorge Medrado Fernandes, que representará o Banco do Nordeste,  Ailton José Vieira, do sistema Sicoob/Credinor, além de um representante do Banco do Brasil. O enceramento do seminário ocorrerá com a palestra a “Produção Comercial de Pólen Apícola”, ministrada por Robson de Souza Raad, consultor de apicultura da Codevasf.