Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Inovações comerciais do Projeto Jaíba (MG) são tema de reunião na Codevasf, em Brasília
conteúdo

Notícias

Inovações comerciais do Projeto Jaíba (MG) são tema de reunião na Codevasf, em Brasília

Produtores buscam desenvolvimento produtivo e comercial em empreendimentos irrigados

publicado: 04/07/2019 18h20, última modificação: 01/11/2022 14h40

Alternativas para impulsionar a produção e a comercialização de produtos do Projeto de Irrigação Jaíba, situado no Norte de Minas Gerais, foram tema de reunião realizada nesta semana pela Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação (AI) da Codevasf, em Brasília (DF). Oportunidades de exportação, captação de investimentos, acesso a mercados institucionais e estratégias de venda foram algumas das alternativas discutidas.

Wilmar Guimarães, produtor do Projeto, apresentou no encontro itens produzidos na região, como porco na lata; cachaças; farinhas de batata-doce e mandioca; flakes de banana verde, mandioca e acerola; banana passa e macarrão de mandioca, batata-doce e banana. “Em Jaíba, nossos produtos já são inseridos na merenda de escolas e temos obtido sucesso; fornecê-los para instituições de outros estados seria uma boa opção”, afirmou.

O diretor da AI, Luís Napoleão Casado, falou no encontro sobre o desenvolvimento de projetos e sobre a inserção de produtos competitivos no mercado. “Essa é a missão da Codevasf: buscar alternativas que viabilizem oportunidades. É sempre positivo dialogar com pessoas engajadas em mobilizar esforços para encontrar formas de aumentar a produtividade e a competitividade de empreendimentos agrícolas”, destacou.

De acordo com dados do Relatório de Gestão 2018 da Codevasf, o Projeto de Irrigação Jaíba produziu no ano 254 mil toneladas de itens agrícolas – principalmente banana, manga e limão –, em área cultivada de 11,5 mil hectares; o valor bruto de produção do projeto no período foi de R$ 267 milhões. O Projeto é situado na área de atuação da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Montes Claros (MG).

Participaram da reunião gestores e técnicos da Codevasf e representantes de instituições como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a prefeitura do município de Jaíba e o Distrito de Irrigação Jaíba.