Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf recebe Selo Empresa Amiga da Primeira Infância da Câmara Legislativa do Distrito Federal
conteúdo

Notícias

Codevasf recebe Selo Empresa Amiga da Primeira Infância da Câmara Legislativa do Distrito Federal

publicado: 24/10/2019 14h46, última modificação: 01/11/2022 14h40

A Codevasf recebeu o Selo Empresa Amiga da Primeira Infância, idealizado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A deputada distrital e procuradora Especial da Mulher na CLDF, Júlia Lucy, esteve na Companhia hoje (24) e foi recebida pelo diretor-presidente, Marcelo Moreira. Na ocasião, a deputada parabenizou a empresa que foi a única a cumprir os requisitos necessários à seleção para obtenção do Selo. “As famílias são a base da sociedade. Se a gente quer uma sociedade mais justa, mais segura, as famílias precisam ser fortalecidas por práticas no ambiente de trabalho. O funcionário que está tranquilo com o seu bebê, vai produzir mais, a empresa vai lucrar mais. A gente quer mostrar que é possível compatibilizar o desenvolvimento econômico, com o fortalecimento de nossas famílias”, disse. O presidente agradeceu e ressaltou a importância de  ações que promovem o bem estar dos empregados.

Empresa Amiga da Primeira InfânciaA deputada explicou ainda que a iniciativa é inédita no âmbito do Distrito Federal. "É por isso que poucas empresas concorreram e só tivemos uma vencedora. E é por isso que a Codevasf é um grande exemplo e precisa ser parabenizada e copiada pelas outras empresas públicas ou privadas”, acrescentou. O Selo será entregue em cerimônia oficial no dia 1º de novembro, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, às 10h.
O objetivo da premiação é incentivar as empresas a cumprirem sua responsabilidade social, contribuindo para que a criança tenha assegurado o direito a educação, lazer, saúde, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar. E, por outro lado, criar condições de suporte e apoio para que seus funcionários possam trabalhar tranquilamente e se desenvolver profissionalmente, sabendo que seus filhos estão protegidos e seguros.

A Companhia participou da premiação porque atende aos critérios do Edital na modalidade SEAF – Empresa Amiga da Família, pois no cumprimento de sua missão de desenvolvimento de bacias hidrográficas, assume sua responsabilidade social assegurando às mães gestantes e aos seus filhos o direito à amamentação, educação e saúde com dignidade e respeito.

A empresa também foi a primeira (e única) empresa pública a ter em sua estrutura uma Sala de coleta e apoio à amamentação em sua estrutura para as mães que retornaram da licença maternidade, certificada pelo Ministério da Saúde, sendo referência nacional nesse quesito. Além da estrutura, tem uma cartilha de orientação à amamentação, disponível na WEB, para download.

Ainda oferece horário diferenciado para amamentação, até um ano de idade; licença maternidade de seis meses e paternidade de vinte dias; auxílio-creche até os sete anos de idade, sendo de zero a quatro anos sem comprovação de matrícula (permite opção de babá); plano de saúde estendido aos dependentes e acompanhamento diferenciado em casos de dependentes com deficiência, a ser avaliado em cada caso.

Plano de Gestão de Logística Sustentável — PLS

O prêmio foi concedido à Codevasf, por meio de uma das ações desenvolvidas pela Comissão de Implantação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Codevasf/Sede. O PLS é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidos — ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação —, que permitem aos órgãos e às instituições estabelecerem práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.