Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf realiza 18º Feirão de Artesanato em Aracaju
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza 18º Feirão de Artesanato em Aracaju

publicado: 16/12/2019 11h13, última modificação: 01/11/2022 14h40

Feirão 01No último final de semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu o 18º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais. Realizado na sede da 4ª Superintendência Regional, em Aracaju, o evento reuniu mais de 100 artesãos e produtores rurais entre os dias 13 e 15 de dezembro. 

O feirão é uma iniciativa da Codevasf para fortalecimento do artesanato sergipano, em especial da região do Baixo São Francisco, área original de atuação da empresa no estado. Essa é a segunda edição do evento que conta com participação de expositores de todas as regiões de Sergipe, refletindo a atual área de atuação da Codevasf. Ao todo, 40 municípios estiveram representados na feira. 

Participando da solenidade de abertura realizada na sexta-feira (13), o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, destacou a importância do apoio ao artesanato. “Quero parabenizar todos os que vieram até Aracaju para participarem deste evento. O objetivo dessa feira é dar oportunidade para a realização de novos negócios”, afirmou. 

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino, ressaltou a importância do evento para o setor. “Desde 2003, a Codevasf promove o Feirão, contribuindo para a geração de renda e apoiando vários artesãos de diferentes localidades do estado”, declarou. 

Estiveram presentes na abertura oficial do evento, parlamentares, prefeitos, vereadores, secretários municipais e técnicos da Codevasf. 

Feirão 02Novidades 

Uma novidade apresentada pela Codevasf neste ano foi a ampliação da área física do evento. Por meio de uma parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Prefeitura Municipal de Aracaju, parte da estrutura foi montada na área do Parque da Sementeira, com acesso dos visitantes do parque. 

Além disso, foi exibida a exposição “Interior”, do artista plástico Carlindo Bezerra. Empregado da Codevasf, lotado no Escritório de Apoio Técnico de Propriá, ele superou problemas com o alcoolismo e se aventurou nas artes plásticas como uma forma de se manter sóbrio e saudável, contando com o apoio da Unidade Regional de Gestão de Pessoas. Em seus quadros, o artista plástico retrata a vida calma do interior sergipano, onde nasceu e reside até hoje. 

Durante o evento, artesãos e produtores familiares puderam exibir e comercializar produtos dos mais diversos tipos. O feirão contou com peças de cerâmica em barro, produtos talhados em madeira, crochê, bordados, além de itens confeccionados com materiais exóticos, como borracha e fibra de coco. Plantas orgânicas e itens da culinária regional também foram expostos na feira.