Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf entrega as primeiras unidades parcelares empresariais do Projeto de Irrigação Pontal, em Pernambuco
conteúdo

Notícias

Codevasf entrega as primeiras unidades parcelares empresariais do Projeto de Irrigação Pontal, em Pernambuco

publicado: 24/09/2019 09h08, última modificação: 01/11/2022 14h40

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) iniciou a entrega das primeiras unidades parcelares empresariais (lotes) da Área Sul do Projeto de Irrigação Pontal, localizado em Petrolina (PE). Das 37 unidades parcelares destinadas às empresas, 18 foram vendidas na primeira fase da licitação e mais de 90% dos proprietários já foram notificados e autorizados pela Codevasf para iniciarem as atividades no local. A previsão é que até o final de outubro todas as unidades parcelares sejam entregues. O empreendimento trará grandes benefícios nas áreas agrícola, agropecuária e agroindustrial para pequenos e grandes produtores. 

Projeto PontalDe acordo com o superintendente regional da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, o Projeto de Irrigação Pontal é um acréscimo não só para a área irrigada dentro do município de Petrolina, mas também para toda a área do sertão do São Francisco. “Consideramos que houve, por parte do empresariado e de todos que participaram das licitações, a confiança no trabalho da Codevasf, que visa constantemente a melhoria de vida e o desenvolvimento socioeconômico na área em que atua, por meio de ações que favoreçam o avanço da agricultura irrigada e a estruturação de atividades produtivas”, comemora Cordeiro. 

Ocupando uma área total de 29 mil hectares, a área destinada à irrigação abrange cerca de 7,6 mil hectares e foi dividida em duas categorias: unidades parcelares empresariais (média de 46 ha) e familiares (média de 6 ha), sendo 3,5 mil ha no Pontal Sul e 4,1 mil no Pontal Norte. 

Raimundo Marcelo Cerqueira, sócio-diretor do grupo Guruva, há 16 anos atuando na região do vale, foi um dos empresários do ramo de fruticultura que adquiriu terras no Pontal. Com uma aquisição de quase 300 hectares, correspondente a cinco unidades parcelares empresariais, o grupo pretende investir, nos próximos quatro anos, cerca de R$ 60 milhões no plantio de uvas sem sementes e variedades novas. 

“Fomos motivados pelo sucesso do nosso trabalho aqui na região do vale. Nesses últimos anos, o Guruva tem exportado 100% do que produz. Vimos no Pontal a oportunidade de ampliar os negócios, garantindo um retorno bastante rentável” declarou Cerqueira. 

Ainda neste semestre, a Codevasf irá lançar o edital para a venda de mais 19 unidades parcelares empresariais. Todas as informações serão disponibilizadas no site da Companhia: www.codevasf.gov.br

Quanto às unidades parcelares familiares do Pontal, um total de 77 será entregue até o final deste ano. Foram licitados 299 unidades. 

Infraestrutura para produção e escoamento de produtos 

Situada em uma área do polo hidroagrícola Petrolina(PE)/Juazeiro(BA), um dos mais importantes centros de produção e exportação de frutas tropicais irrigadas do Brasil, a região possui uma infraestrutura logística que facilita o acesso a três portos e estradas em boas condições, além da proximidade com o aeroporto de Petrolina que fica a 40 quilômetros do projeto. 

A Área Sul do Projeto de Irrigação Pontal demandou um investimento de R$ 335 milhões desde a implantação até a conclusão da obra, tendo como principais estruturas o canal de aproximação; três estações de bombeamento, sendo uma de captação e duas elevatórias; 63 quilômetros de canais de irrigação; 10 quilômetros de condutos forçados e três subestações de força; 67 quilômetros de estradas pavimentadas e 34 quilômetros de estradas vicinais.