Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf e prefeitos baianos discutem captação de recursos
conteúdo

Notícias

Codevasf e prefeitos baianos discutem captação de recursos

publicado: 18/09/2019 09h23, última modificação: 01/11/2022 14h40

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional de Juazeiro, participou, de 13 a 15 deste mês, do 7° Encontro de Prefeitos promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em Camaçari, no litoral norte do estado. O evento contou com a participação de representantes de quase todos os 417 municípios baianos e também dos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional. 

Evento UPBO tema principal do encontro foi “Estratégia de Gestão e Captação de Recursos”. Foram apresentadas diversas palestras sobre assuntos variados, como cidades inteligentes, Parcerias Público-Privadas (PPPs), entre outros ligados à obtenção de recursos federais. 

A Codevasf e as demais instituições presentes montaram estandes no local do evento. No espaço da Codevasf, coordenado pelo Escritório de Apoio Técnico de Salvador, o superintendente regional, Elmo Nascimento, e os técnicos da Companhia receberam prefeitos dos cerca de 147 que compõem atualmente a nova área de atuação da Superintendência Regional localizada em Juazeiro. 

Para Elmo Nascimento, “neste encontro, percebemos que os municípios precisam conhecer as regras para o repasse de recursos federais e terem uma noção da legislação vigente para terem acesso aos investimentos do governo”. 

Eures Ribeiro, presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, onde está sediada a 2ª Superintendência Regional da Codevasf, afirmou que “o encontro serviu para mostrar qual o foco do governo para os municípios, principalmente do Nordeste”.

 Nova área

Segundo Elmo Nascimento, “após o aumento de nossa área de atuação, de 27 para 147 municípios, nós estamos procurando os prefeitos para mostrar a eles o leque de ações que a Codevasf pode desenvolver nos novos municípios, e um encontro como este da UPB foi uma boa oportunidade de mantermos o primeiro contato”.

O superintendente afirma ainda que “foi criado o projeto ‘Codevasf perto de você’ voltado para promover audiências públicas nas cidades-polo da nova área de atuação, onde reunimos os municípios vizinhos para mostrar a eles o que somos e como a Companhia atua”. “A ideia deu certo e já realizamos audiências públicas nos municípios de Capim Grosso, Senhor do Bonfim e Lençóis, na Chapada Diamantina. Cada evento reúne representantes de cerca de 6 a 7 municípios. A presença do público é animadora. Todos querem saber o que a Codevasf pode fazer por eles”, conclui Nascimento.

No final deste mês, uma equipe técnica da Codevasf em Juazeiro deverá realizar audiência pública na cidade de Barra da Estiva.