Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf apresenta investimentos para desenvolvimento regional do Norte de Minas na 45ª Expomontes
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta investimentos para desenvolvimento regional do Norte de Minas na 45ª Expomontes

publicado: 28/06/2019 16h15, última modificação: 01/11/2022 14h39

As ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nas áreas de desenvolvimento territorial, com a estruturação de arranjos produtivos locais, de revitalização da bacia do São Francisco e de infraestrutura, como o projeto Jequitaí, serão destaques no estande na Companhia na 45ª Expomontes – Exposição Agropecuária de Montes Claros. O evento tem início nesta sexta-feira (28), no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros (MG), e prossegue até 7 de julho.

Para Rodrigo Rodrigues, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, trata-se do maior evento do agronegócio do Vale do São Francisco, sediado na cidade de Montes Claros, e a presença da Companhia é estratégica para o fomento ao desenvolvimento do Norte de Minas.

“A participação da Codevasf, bem como de todos os pequenos produtores e agricultores, é de suma importância para fomentar ainda mais a cadeia produtiva. A Companhia mostra, com seu estande, todas suas ações, seja na área irrigada, de arranjo produtivo local ou mesmo nos empreendimentos como é o caso de Jequitaí, que é um sonho para a região norte mineira. Toda a região do Norte de Minas passa por aqui durante os dez dias de evento”, declarou o superintendente regional.

No estande da Codevasf, serão expostas ações da empresa no apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), painéis com fotos, exposição de produtos de associações apoiadas pela Codevasf, aquário com espécies nativas, exibição de vídeos institucionais, maquetes, além de resultados de ações de revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e do Projeto Hidroagrícola do Jequitaí.

Expomontes

Em 2018, a Codevasf participou do evento, que se consolida como um dos maiores do gênero no estado de Minas Gerais. Nessa edição, a Expomontes movimentou aproximadamente R$ 500 milhões e teve um público estimado de mais de 350 mil pessoas. O número de estandes cresceu mais de 20% em relação a 2017.

Segundo informações dos organizadores, a 45ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros deve movimentar R$ 350 milhões em negócios. A expectativa é de que 400 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições João Alencar de Athayde durante os 10 dias de evento.

Neste ano, foram montados 120 estandes e a principal novidade é o “Pavilhão do Queijo”, que estará localizado em frente ao da “Agricultura Familiar”. Essa nova área será coordenada pelos produtores artesanais de queijo do Norte de Minas.