Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Ações para o desenvolvimento regional de Alagoas são apresentadas pela Codevasf na 69ª Expoagro (AL)
conteúdo

Notícias

Ações para o desenvolvimento regional de Alagoas são apresentadas pela Codevasf na 69ª Expoagro (AL)

publicado: 30/10/2019 17h33, última modificação: 01/11/2022 14h40

Os investimentos e ações do Governo Federal realizados por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para o desenvolvimento regional de Alagoas estão presentes na 69ª Expoagro/AL – Exposição Agropecuária e de Derivados de Alagoas. Estruturação de atividades produtivas, como piscicultura e aquicultura, projetos públicos de irrigação e o projeto que está levando água tratada e canalizada do Canal do Sertão Alagoano para comunidades do semiárido de Alagoas são algumas das ações presentes no estande da Codevasf até o encerramento do evento no próximo domingo, 3 de novembro.

Expoagro/ALSegundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Marlan Ferreira, o estande da Companhia na Expoagro/AL demonstra o volume de ações e de investimentos que o Governo Federal aplica no estado por meio da empresa pública.

“Hoje a Codevasf atua em todas as bacias hidrográficas de Alagoas, como a bacia do rio São Francisco e do rio Mundaú, inclusive nas bacias litorâneas, em todos os 102 municípios alagoanos, como braço executor das políticas públicas de Desenvolvimento Regional, o que engloba uma séria de ações que vão de apoio à estruturação de atividades produtivas com implantação de unidades de produção e o repasse de máquinas e equipamentos até projetos de abastecimento de água em comunidades rurais e urbanas. Estamos aqui na Expoagro apresentando para os visitantes esse grande volume de investimentos e os resultados que já conquistamos”, revelou Ferreira.

O destaque das ações no estande da Companhia é o projeto que está levando água do Canal do Sertão Alagoano para diversas comunidades rurais a partir de investimentos de mais de R$ 18 milhões. O projeto executado pela Codevasf está implantando adutoras que captam água do canal, tratam e distribuem numa rede que chega a 115 quilômetros de extensão. Até o momento, mais de 1.500 pessoas já foram beneficiadas com a entrada em funcionamento da primeira adutora, que já leva água para comunidades rurais de Água Branca (AL) e Delmiro Gouveia (AL).

No estande da Codevasf, os visitantes também poderão conhecer as ações de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco e as espécies nativas produzidas pela Companhia para repovoamento, a exemplo da xira e do piau. Também estão sendo expostas as espécies produzidas pela Codevasf para fomento à piscicultura, como a tilápia.

A produção agrícola dos projetos públicos de irrigação mantidos pela Codevasf em Alagoas – Boacica, em Igreja Nova (AL), e Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL) – também está presente no estande da empresa pública do Governo Federal. Os dois projetos de irrigação se destacam pela produção de arroz, mas também cultivam frutas e desenvolvem atividades de piscicultura.

69ª Expoagro/AL

Maior evento agropecuário de Alagoas, a 69ª Expoagro/AL foi aberta no último dia 25 e segue até o próximo domingo (3), no Parque da Pecuária, em Maceió (AL). A expectativa dos organizadores é de que o evento receba um público de cerca de 150 mil pessoas.