Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > “O corpo fala – fase azul”, do artista Joaquim Rodrigues, será a próxima exposição do Espaço Cultura Codevasf
conteúdo

Notícias

“O corpo fala – fase azul”, do artista Joaquim Rodrigues, será a próxima exposição do Espaço Cultura Codevasf

Movimento do corpo inspirado na dança
publicado: 12/09/2019 11h00, última modificação: 01/11/2022 14h40

O Espaço Cultura Codevasf apresenta a mostra “O corpo fala – fase azul”, do artista plástico Joaquim Rodrigues, de 16 a 27 de setembro. A mostra contará com 30 obras em acrílico sobre tela (A.S.T) que primam pela imagem do corpo. “Minha produção está centrada no movimento do corpo, predominantemente feminino, bem definido e referencial à dança contemporânea e à ginástica”, acrescenta o artista.

Exposição O Corpo fala - fase azulMaranhense, de Humberto de Campos, Joaquim Rodrigues reside e tem seu atelier em Taguatinga (DF). Formado em artes visuais, o artista é professor da área, pintor e escultor.

Com a técnica de A.S.T, reproduz características da dança e movimentos acrobáticos em uma composição que forma a poética do seu trabalho. O estilo inconfundível de cromatizar a imagem é bem particular, fato que o torna singular nas suas pinceladas.

Usa faixas de tons harmônicos, no tocante a luz e a sombra, formando o volume do corpo das imagens. Em todas as suas telas, a luz está presente, travando um diálogo com os elementos compositivos da obra. Utiliza-se da perspectiva para causar o efeito de profundidade, motivo pelo qual o observador é chamado a direcionar o olhar em determinada região da pintura como se tivesse sendo convidado a fazer parte da composição. Tem ainda como características o diálogo da plateia como se tivesse assistindo ou imitando os personagens principais no palco.

O artista participou de várias exposições coletivas internacionais, como a Carroussel do Louvre em Paris – França; Roma e Veneza – Itália; Barcelona – Espanha; Zurich – Suiça.