Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Sala de Apoio à Amamentação da Codevasf recebe visita de delegação chinesa
conteúdo

Notícias

Sala de Apoio à Amamentação da Codevasf recebe visita de delegação chinesa

Espaço implantado pela Companhia é considerado referência no suporte a empregadas em período de amamentação
publicado: 17/10/2017 18h38, última modificação: 12/08/2019 16h27

Nesta terça-feira (17), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) recebeu em sua sede, em Brasília, a visita de uma delegação chinesa que está no Distrito Federal para conhecer ações de suporte e estímulo ao aleitamento materno promovidas por instituições públicas. A Companhia possui uma Sala de Apoio à Amamentação certificada pelo Ministério da Saúde e considerada referência na região. A visita à Codevasf integrou um conjunto de atividades da comitiva no DF; o grupo também esteve em hospitais, unidades de saúde e outras instalações de apoio ao aleitamento materno.

“Considero o sistema de amamentação do Brasil muito sistemático e organizado, não apenas no nível federal, com políticas e decretos, mas também no reconhecimento da sociedade em geral, como aqui na empresa, com o apoio a essas políticas”, afirmou durante a visita o secretário-geral da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento da China, Fang Jin. “Gostaria de dar os parabéns para essa iniciativa. Sendo uma empresa pública, 100% estatal, ela [a Codevasf] é um exemplo para outras empresas, para começarem essa campanha com uma sala de apoio”, acrescentou.

Além de um espaço confortável e privativo para a coleta do leite, a Sala de Apoio à Amamentação dispõe de um freezer com termômetro para monitoramento diário da temperatura, uma poltrona de amamentação, lavatório para higiene das mãos e dos seios, toucas, máscaras e etiquetas para identificação dos recipientes. A instalação atende aos critérios técnicos definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Portaria nº 193/2010.

A Sala de Apoio à Amamentação, destinada às mães que retornam ao trabalho após a licença-maternidade, tem o objetivo de oferecer um espaço adequado para a retirada do leite materno, o que contribui para a manutenção da produção do leite e evita o desconforto físico que as mamas cheias e doloridas podem causar – e, em alguns casos, até o desenvolvimento de mastites.

Sala de ApoioA comitiva foi recebida na Codevasf pela presidente da Comissão de Implantação do Plano de Gestão de Logística Sustentável da empresa, Marisa Cordeiro Roque. “É muito gratificante receber essa visita. Lutamos muito para chegar a esse ponto, com o apoio de todas as áreas da Companhia. O Plano de Logística Sustentável tem também essa missão, de buscar contatos e articulações para promover e fortalecer o trabalho. Temos um ano de inauguração da sala e já fomos certificados pelo Ministério da Saúde, nos tornamos parceiros da iniciativa Agosto Dourado e agora recebemos a visita de uma comitiva internacional”, destacou a presidente da Comissão.

O Gabinete da Presidência da Codevasf foi representado na visita pela servidora Kênia Marcelino. O grupo que recebeu a equipe chinesa também foi integrado pela gerente-executiva da Área de Gestão Estratégica da Companhia, Sheila Marques dos Santos, por técnicos da empresa e pelas consultoras do Ministério da Saúde Renara Guedes Araujo e Amanda Souza Moura.

Veja vídeo produzido pela equipe de Comunicação da Codevasf sobre a Sala de Apoio à Amamentação da Companhia (visualização compatível com Internet Explorer): http://www.codevasf.gov.br/videos/index_html?video=sala-de-apoio-a-amamentacao&ano=2012

Veja fotografias da visita:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157661587374028